News

6/recent/ticker-posts

Síndrome Multissistêmica Inflamatória Pediátrica: Ministério da Saúde confirmou 117 casos, com 9 mortes de crianças e adolescentes no Brasil

Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo lideram no número de casos e o Rio de Janeiro é o estado com mais mortes

A Síndrome Multissistêmica Inflamatória Pediátrica (SIM-P) vem preocupando muitos especialistas e pais ao redor do mundo, já que a doença pode estar relacionada com o coronavírus. No Brasil, o Ministério da Saúde vem monitorando os casos. Em seu último boletim, o país registrou 117 casos de SIM-P, com 9 óbitos de crianças e adolescentes.  

Os estados do Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo lideram no número de casos. Em relação ao número de mortes, o Rio de Janeiro é o estado com mais mortes. 

Confira o número de casos e mortes por estado:

  • Bahia: 11 casos e 1 óbito
  • Rio Grande do Norte: 4 casos
  • Distrito Federal: 4 casos
  • Pernambuco: 5 casos
  • Piauí: 3 casos
  • Rio de Janeiro: 22 casos e 3 óbitos
  • Pará: 13 casos e 2 óbitos
  • Ceará: 41 casos e 2 óbitos
  • São Paulo: 14 casos e 1 óbito

Segundo o Ministério da Saúde, a relação entre a SIM-P e a covid-19 ainda está sendo estudada e o órgão não tem os dados se essas crianças foram diagnosticadas com o coronavírus. No entanto, a instituição, junto com as secretarias de saúde de cada estado, está investigando os casos. 

No Brasil, em 20 de maio, o Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) emitiu um alerta chamando atenção da comunidade pediátrica para a identificação precoce da síndrome no país. Países como Espanha, França, Itália, Canadá e Estados Unidos também identificaram casos em crianças e adolescentes.

O que é a Síndrome Multissistêmica Inflamatória Pediátrica

De acordo com o Ministério da Saúde, a Síndrome Inflamatória Multissistêmica (SIM-P) tem manifestações clínicas similares à síndrome de Kawasaki típica, Kawasaki incompleta e/ou síndrome do choque tóxico. Entre os sintomas mais frequentes estão febre persistente acompanhada de um conjunto de sintomas como pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos e comprometimento respiratório.




Crescer on line

Postar um comentário

0 Comentários