News

6/recent/ticker-posts

Faetec vai abrir concurso com 209 vagas; edital deve ser publicado em outubro

Vagas para cargos de nível técnico, médio e superior

Foto: Divulgação
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) assinou contrato com o Instituto Acesso para a realização de um concurso público com 209 vagas para cargos de nível técnico, médio e superior. A previsão é que o edital da seleção seja publicado no início de outubro.

Esses cargos correspondem às vacâncias (vagas desocupadas por aposentadorias, exonerações e falecimentos) que ocorreram desde a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal, em setembro de 2017. As 209 vagas são distribuídas para os seguintes cargos: professor - 40 horas (114); professor - 20 horas (46); professor do Ensino Superior - 40 horas (5); instrutor de disciplina professor I - 40 horas (5); supervisor educacional (4); orientador educacional (2); inspetor de alunos (16); agente administrativo (16) e técnico superior (2).

"A Faetec é a primeira instituição do Estado que consegue autorização para fazer o concurso. Nós estamos desde o início do mandato olhando a Fundação como prioridade, porque nós sabemos que o nosso estado precisa qualificar profissionais para atender o desenvolvimento econômico. E não há desenvolvimento econômico sem a geração de emprego", comentou o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues. A Faetec é vinculada à pasta.

A Faetec não realizava concurso público desde 2010. O presidente da Fundação, Romulo Massacesi comentou que a reposição do quadro de servidores era uma das metas para o ano da instituição:

“A recomposição do quadro de docentes era a meta da Faetec para 2019. Essa é uma grande conquista para a nossa Fundação, pois são vagas que irão atender principalmente o quadro funcional das nossas escolas, que ainda estão com um déficit significativo”, disse.

Termo de Ajustamento de Conduta

O concurso público está atendendo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado com o Ministério Público em 2014. À época, a Faetec assumiu a responsabilidade de, no período de três anos, realizar concursos públicos e demitir os 1.200 profissionais contratados. Esse prazo encerrou e a seleção não aconteceu. A Justiça, então, determinou a demissão dos profissionais, que só foi acontecer em dezembro de 2018.

Quando a nova gestão assumiu a Faetec em 2019, encontrou os servidores efetivos em número insuficiente para atender toda a rede. Para recompor o quadro de docentes, a Fundação, por meio da Secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, buscou uma ação rescisória para retomar a contratação de novos professores de forma simplificada para não haver prejuízo aos alunos, realizar o concurso público e autorizar o pagamento do adicional da jornada estendida — a hora extra dos professores da pasta. Com o autorização da Justiça, foi possível abrir seleção simplificada para contratar 621 profissionais ao longo do ano.

"É um momento muito esperado por nós. Pois, quando assumimos a gestão em janeiro e tomamos conhecimento do déficit de profissionais da rede, diante do início do ano letivo, ninguém imaginava o tipo de ‘remédio’ que poderia ser utilizado para suprir a carência. Mas utilizando a experiência jurídica do governador Wilson, que orientou os caminhos a serem seguidos e o apoio da Procuradoria Geral do Estado, conseguimos uma decisão jurídica favorável. Por isso, essa notícia é motivo de muita alegria para o Estado", garante o secretário.






Fonte: Extra

Postar um comentário

0 Comentários