News

6/recent/ticker-posts

Fiocruz abre curso gratuito de Plantas medicinais online; Veja como participar!

 

Foto: Globo Repórter

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) abriu vagas para um curso online e gratuito sobre plantas medicinais e fitoterápicos. Embora seja destinado para os profissionais de saúde do SUS, aqueles que tenham concluído graduação em qualquer área de conhecimento também podem participar.

As inscrições são feitas pelo site da instituição e vão até o dia 9 de junho. Ao final das aulas, os participantes ainda recebem certificado.

O que será estudado

Com uma carga horária total de 40 horas, o curso abordará os seguintes temas:

  • Conceitos fundamentais em fitoterapia
  • Fitoquímica
  • Regulamentação para fitoterapia / plantas medicinais e fitoterápicos
  • Pesquisas não clínicas e clínicas para desenvolvimento de medicamentos
  • Conceitos de prática clínica baseada em evidências
  • História e tradicionalidade em fitoterapia
  • Plantas tóxicas e reações adversas a fitoterápicos

É importante ficar atento ao acesso: todo o conteúdo ficará disponível aos inscritos somente até o dia 9 de julho deste ano.

Cultura e tradição

As plantas medicinais podem substituir ou complementar tratamentos de saúde, desde que utilizadas corretamente e sob orientação profissional. Mas esse conhecimento vai além do aspecto terapêutico. O uso desses recursos está enraizado em tradições culturais antigas, muitas vezes transmitidas de geração em geração.

Cartilha

Para estudar mais sobre o tema, vale a pena conhecer a cartilha “Plantas Medicinais e Fitoterapia: Tradição e Ciência”, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba (SP). O conteúdo explica de forma didática os usos adequados e os efeitos das plantas medicinais. Clique aqui e confira!

Herbário Virtual da Fiocruz

A Fiocruz também disponibiliza um valioso recurso para consulta: o herbário virtual, conhecido como Coleção Botânica de Plantas Medicinais (CBPM). O banco de dados contém informações sobre o conhecimento popular dos fitoterápicos usados no Brasil, as propriedades medicinais e formas de consumo.

Para acessar, clique aqui.




Fonte: Só Notícia Boa

Postar um comentário

0 Comentários