News

6/recent/ticker-posts

Como substituir o álcool 70% líquido após proibição da venda em supermercados

 

Ao substituir o álcool 70% pela água sanitária, é preciso tomar cuidado no contato 
direto com o produto. Foto: Governo do Ceará.

O uso do álcool 70% líquido se tornou comum para limpeza e desinfecção de ambientes depois da pandemia, mas com a proibição da venda nos supermercados, pela Anvisa, consumidores buscam soluções para substituir o produto.

Segundo a própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária, entre as alternativas que podem suprir a ausência do álcool 70%, estão alvejantes contendo hipoclorito e desinfetantes de uso geral. 

A comercialização do produto já era proibida há 20 anos devido ao alto grau de inflamabilidade, mas a agência reguladora flexibilizou as regras devido a pandemia do covid-19 e agora voltou atrás.

Proibido no Brasil

A partir do dia 30 de abril a venda livre do álcool 70% passa a ser proibida. O produto é muito inflamável e pode trazer riscos durante o armazenamento e até mesmo manuseio. Além disso, ele pode causar ressecamento da pele e irritação em áreas sensíveis, como olhos.

Em nota, a agência ressaltou que a liberação da venda do álcool foi determinada por uma situação excepcional. Muito usado para desinfetar ambientes durante a pandemia, o produto agora deverá ser substituído por outras opções.

Como substituir o álcool líquido 70%?

Na nota da Anvisa, a agência indica saneantes com ação antimicrobiana e desinfetante para uso geral.

Veja algumas opções que podem substituir o álcool líquido 70%:

  • hipoclorito, água sanitária: mais conhecida como água sanitária, o hipoclorito serve para limpar superfícies reduzindo a contaminação por vírus, parasitas e bactérias. Ao utilizar o produto, é muito importante evitar o contato direto, uma vez que a água sanitária tem ação corrosiva e pode causar queimaduras.
  • Iodopovidona: a iodopovidona é um antisséptico poderoso, muito usado para desinfectar a pele de pacientes antes de cirurgia, ou até mesmo para limpar mãos e braços da equipe cirúrgica no pré-operatório. O produto impede a proliferação de microorganismos na pele e pode proteger feridas.
  • Quaternários de amônio: o quaternário de amônio é muito indicado para limpeza de locais que possam conter vírus. Podendo ser encontrado em bactericidas, desinfetantes comuns e semicríticos, fungicidas e agentes de controles de fungos e bolor, o produto é um dos que podem substituir o álcool 70% líquido.




Fonte:  Só Notícia Boa

Postar um comentário

0 Comentários