News

6/recent/ticker-posts

Barco de socorro começa a operar 24h na costa de Macaé

 

 Foto: Rui Porto Filho/Prefeitura de Macaé

Um barco socorro começou a operar na costa de Macaé, no Norte Fluminense, e vai atuar com plantão 24h prestando auxílio a embarcações com problemas que estejam até 100 milhas de distância.

A embarcação, conhecida como barco reboque, foi disponibilizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Pesca e Aquicultura, para ajudar os pescadores. A cidade tem uma média de 1.200 profissionais da pesca.

"Macaé é o único município do estado do Rio de Janeiro a contar com o barco disponibilizado pela Prefeitura. Esta será uma forma de contribuir com a segurança e apoio aos nossos pescadores que atuam nas embarcações", disse o Secretário Adjunto de Pesca e Aquicultura , Jair Barcellos.

Quem precisar utilizar o socorro poderá ligar para a Rádio Costeira, que entrará em contato com o barco reboque, que terá meia hora para fazer o atendimento.

"O barco reboque conta com equipamentos de proteção e itens específicos, como aparelho de alta complexidade USSB, PX (aparelho de baixa complexidade), antena satélite, aparelho celular via satélite, além de kit de primeiros socorros e balsa casulo", explica o município.

Ao todo, quatro tripulantes atuam no barco. Eles fazem parte de uma equipe que devidamente treinada para atender embarcações cadastradas pela Marinha do Brasil.

A Secretaria de Pesca também disponibilizou este ano a cobertura do cais do Mercado de Peixes. A obra beneficia o escoamento da pesca, contribui para o trabalho de cerca de 2.500 profissionais que atuam no local, além de atender embarcações ligadas ao setor offshore.

Os trabalhos no local, realizados pela Prefeitura, contaram com a recuperação estrutural do cais, com uso de argamassa coloidal - específica para aplicação na água -, construção de cobertura em concreto armado com iluminação e reforço do piso para suportar o peso das cargas dos contêineres das embarcações offshore que também fazem uso da área para descarga.





Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários