News

6/recent/ticker-posts

Governo do RJ convoca iniciativa privada de cidades do Rio para aderir ao '190 integrado' da Polícia Militar

Objetivo do programa é compartilhar imagens de câmeras de segurança e alertas de sensores presentes em locais públicos das cidades.

O setores da sociedade privada nas cidades do estado do Rio de Janeiro estão sendo convocados a aderirem ao programa “190 integrado” da Polícia Militar, que reúne câmeras de videomonitoramento e alertas de sensores ao Serviço de Atendimento Emergencial 190 da PM.

Em agosto, prefeituras e câmaras foram oficiadas para integrarem as câmeras presentes em locais públicos. Desta vez, o chamado voltado para o setor privado foi feito após reunião com representantes de segurança pública de mais de 70 municípios, na última quarta-feira (20), no Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

“Aproximar a sociedade deste sistema é uma missão que nos foi dada pelo governador Cláudio Castro. Este sistema representa um salto de qualidade na segurança pública do Estado”, destaca o secretário de governo Bernardo Rossi.

Em Petrópolis, os comerciantes também serão incentivados a aderir ao programa como uma forma de manter o título de cidade mais segura do Estado, a partir de um levantamento com municípios com população maior que 100 mil habitantes. Instituições como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sicomércio afirmam que isso trará benefícios em diferentes áreas da cidade.

“Vamos mobilizar os comerciantes associados à CDL a aderirem ao programa 'PMERJ Digital', incentivando os lojistas a ceder imagens e sistemas de alerta de suas câmeras e sensores para colaborar com o monitoramento de locais de grande circulação. Essa parceria público-alvo é uma forma eficaz de fortalecer a segurança em nossa região”, afirma o presidente da CDL Petrópolis, Claudio Mohammad.

O programa foi lançado pelo Governo do Estado há pouco mais de dois meses, e já conta com mais de 900 dispositivos, entre câmeras e sensores, transmitindo imagens e alarmes em tempo real para o Serviço de Atendimento Emergencial 190 da PM do Rio de Janeiro. O objetivo do Governo do Estado é integrar dispositivos de todos os 92 municípios do Estado.

“O “190 integrado” é um sistema de videomonitoramento urbano ligado ao Centro de Comando e Controle – CICC - da Polícia Militar; um programa que amplia a vigilância da polícia em todo estado e agiliza não apenas a resposta da PM às ocorrências, mas também a apuração de crimes pela Polícia Civil”, explica o secretário de Governo Bernardo Rossi, lembrando que a adesão ao projeto, não tem qualquer custo, basta o interessado se cadastrar.

Chamamento público para cadastro

Todos os cadastros são submetidos à aprovação pela Diretoria de Infraestrutura e Tecnologia da Polícia Militar. O edital com as informações para participação do "190 Integrado" está disponível no site da Polícia Militar.

Após a aprovação, um Termo de Cooperação é formalizado, com prazo de vigência de 24 meses, podendo ser suspenso a qualquer momento ou prorrogado. As etapas do processo são feitas por e-mail.




G1


Postar um comentário

0 Comentários