News

6/recent/ticker-posts

Torre do Farol em 29 de julho 141 anos de imponência no Cabo São Thomé

 O farol, que dá nome a localidade, é de origem francesa, funcionando no centro de um terreno em área militar.

Fotos: Fabiana Henriques

O majestoso farol, que deu nome a localidade do Cabo São Thomé, completa neste sábado 29 de julho,141 anos. Um monumento com 45 metros de altura e 216 degraus, que observou, por mais de um século, o surgimento de uma comunidade ao seu redor, servindo como ponto de referência para os navegantes amadores e profissionais, por sinalizar a existência de elevações rochosas e extensas que ficam cobertas pela superfície d'água.

Primeiro desse tipo no Brasil, o farol foi inaugurado em 29 de julho de 1882, atendendo a diversas solicitações que alertavam sobre os perigos de um grande banco de areia nas proximidades. Além dele, Salinópolis e Belmonte são os únicos desse tipo ainda em operação dos 18 que já tivemos.

O farol, que dá nome a localidade, é de origem francesa, funcionando no centro de um terreno em área militar. Sua importância cresceu com a intensificação do tráfego de embarcações de apoio as plataformas submarinas de petróleo na área do Cabo São Thomé.

Por volta de 1850, empresários envolvidos com o comércio e o tráfego marítimo reivindicavam a instalação de mais dois faróis na costa da Província do Rio de Janeiro. Os locais escolhidos eram a Ilha de Santana, próximo a Macaé, e Farol de São Thomé.

Atribuiu-se, ao nosso farol, a prioridade de implantação, devido aos baixios que se estendem a até 10 milhas náuticas da costa.

Em 1881, iniciou-se a montagem da torre Mitchell (farol de rosca), com 45 metros de altura, a primeira do gênero no Brasil. A data de sua inauguração, 29 de julho de 1882, foi especialmente escolhida para coincidir com os festejos do 36° aniversário da Princesa Isabel, que na ocasião, se hospedou na fazenda Boa Vista, com o seu marido, o Conde d'Eu.

No início, os faroleiros moravam em dois pavimentos pequenos, construídos na própria torre do farol, a 12 metros do solo. Em 1889, o Diretor de Faróis, Capitão- Tenente Leopoldino José de Passos Jr., apresentou um relatório sobre sua viagem de inspeção a São Thomé , em que dizia estar impressionado com o dia-a-dia das famílias dos faroleiros e sugeria que fossem construídas casas separadas. Alguns anos depois, foram erguidas as casas no terreno.

Ludgero Rodrigues Arêas tornou-se um dos primeiros faroleiros de São Thomé, cargo que assumiu em 1899. 

A fabricante do nosso farol, a francesa, Barbier & Fenèstre, se tornou a líder do setor, fabricando lentes, torres metálicas, bóias, buzinas de cerração e equipamentos de iluminação pública. O engenheiro francês Gustave Eiffel, o mesmo que idealizou a Torre Eiffel (1889), em Paris, de acordo com sites biográficos, como o Wikipédia, e alguns sites franceses, foi dele o projeto da torre do farol de São Thomé. Devido as várias mudanças na empresa francesa Barbier & Fenèstre, incluindo dissolução de sociedades, documentos que poderiam comprovar, ou não, tal afirmação, se perderam ao longo dos anos. De qualquer forma, o nosso farol não deixa de ser uma obra magnífica! 

Postar um comentário

0 Comentários