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FAROL: Monumento histórico completa 140 anos

  Em 29 de julho de 1882, era inaugurado a torre do farol, na praia campista

Foto: Fabiana Henriques

Por que o farol foi colocado para ajudar o tráfego marítimo na praia campista Farol de São Thomé. Você Sabe?

Por volta de 1850, empresários envolvidos com o comércio e o tráfego marítimo reivindicavam a instalação de mais dois faróis na costa da Província do Rio de Janeiro. Os locais escolhidos eram a Ilha de Santana, próximo a Macaé, e Farol de São Thomé. A esse último atribuiu-se a prioridade de implantação, devido aos baixios que se estendem a até 10 milhas náuticas da costa.

O terreno adquirido para receber o farol tinha a vantagem de permitir boa visibilidade para o mar e distar apenas 13km da localidade de Santo Amaro. Essa proximidade facilitaria as comunicações dos faroleiros com a capital.

 Em 1881, iniciou-se a montagem de uma torre Mitchell, com 45 metros de altura, a primeira do gênero no Brasil. Patenteado em 1832 pelo engenheiro irlandês Alexander Mitchell e utilizado pela primeira vez no farol Maplin Sands, no estuário do rio Tâmisa, na Inglaterra em 1838, esse tipo de torre ficou conhecido como "Mitchell", "Esqueleto", ou "Farol de Rosca". 

A data de sua inauguração, 29 de julho de 1882, foi especialmente escolhida para coincidir com os festejos do 36° aniversário da Princesa Isabel. Na ocasião, a princesa se hospedou junto com seu marido, o Conde D'Eu, no casarão da Fazenda Boa Vista, na localidade de mesmo nome, vizinha ao Farol de São Thomé.

O monumento com 45 metros de altura e 216 degraus, foi projetado pelo engenheiro francês Gustave Eiffel  o mesmo que idealizou a Torre Eiffel, em Paris.

Foi ele, o "Gigante Vermelho", que observou o surgimento de uma comunidade ao seu redor, e que serve como ponto de referência para os navegantes.

Primeiro desse tipo no Brasil, o farol foi inaugurado em 29 de julho de 1882, atendendo a diversas solicitações que alertavam sobre os perigos de um grande banco de areia nas proximidades. Além dele, Salinópolis e Belmonte são os únicos desse tipo ainda em operação dos 18 que já tivemos.

Fabricada por Barbier e Fenéstre,  a torre de 45 metros e o aparelho ótico original de 1ª ordem tiveram a montagem iniciada pelo engenheiro inglês William Cunningham e terminada pelo mecânico francês Victor Alinquant. Na base do tubulão que abriga a escada de acesso ao topo, ficava a casa dos faroleiros, também em chapas de ferro. Sua estrutura de 45 metros de altura em ferro fundido não leva solda e antigamente a iluminação era feita utilizando querosene como combustível. 

O Farol na década de 1930

A guarnição do Farol de São Thomé é a responsável pelo serviço diário de acender e apagar como também fazer observações meteorológicas e enviar ao Centro de Hidrografia da Marinha, em Niterói.

A importância do Farol se dá pela segurança que presta aos navegantes amadores e profissionais, por sinalizar a existência de elevações rochosas e extensas que ficam cobertas pela superfície d'água como corais e bancos de areia e que só podem ser observados bem de perto.

A localidade se formou em torno do farol, do Cabo São Thomé, instalado pela Marinha no local há 140 anos. O farol, que dá nome a localidade, é de origem francesa, funcionando no centro de um terreno em área militar.

Quando passou a ser feita a sinalização com utilização da energia elétrica, seus reflexos atingiam Santo Amaro. A lanterna era cercada de vidraça de cristal e equipada com lente de cristal na espessura de 3 centímetros com lâmpada de 1000 watts e emitia 8 faixas de luz que giravam em forma de leque e alcançavam 25 milhas (mais ou menos 41 km).

Com sua inauguração foi possível ser feito o tráfego marítimo  com maior segurança.

Em 18 de julho no ano de 1967, houve um incêndio na lanterna, o farol foi então substituído por outro de categoria inferior e seu alcance ficou reduzido a 19 milhas (mais ou menos 31 km). Na época de sua inauguração, funcionava a querosene, atualmente funciona com energia comercial, mas possui 2 geradores e ainda funciona a querosene como originalmente, se preciso. Ele acende de acordo com horário do pôr do sol e faz a volta completa em 68 segundos.  

Sua importância cresceu com a intensificação do tráfego de embarcações de apoio as plataformas submarinas de petróleo na área do Cabo São Thomé.

Este famoso cabo, esquina onde todos os navios que se dirigem do norte ao Rio, Santos ou Buenos Aires passam, possui um longo banco de areia, chamado Banco de São Thomé, que se estende a umas 8 milhas da costa, e a linha de 20 metros de profundidade a umas 20 milhas. 

Ludgero Rodrigues Arêas tornou-se um dos primeiros faroleiros de São Thomé, cargo que assumiu em 1899. 

Campos dos Goytacazes-RJ Latitude: 22º 02',5 S Longitude 041º 03',1 W – Alcance Luminoso: hoje, 19 millhas Naúticas – Inaugurado em 29 de julho de 1882








Com informações de DANTAS, Ney – LUZES DO NOVO MUNDO – Histórias dos Faróis Brasileiros; 1ª Edição – Rio de Janeiro, RJ 2002; Editora Luminatti e Faróis Brasileiros

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