News

6/recent/ticker-posts

CRIME: Fogo nas casuarinas são colocados durante a noite no Xexé

 Mais uma vez voltaram a colocar fogo nas casuarinas, na orla do Xexé, na praia do Farol de São Thomé, o que é CRIME!.

Em 2020 a mesma situação foi denunciada - Foto: Divulgação

De acordo com Heron Costa, gestor do Pelag - Parque Estadual da Lagoa do Açu, administrado pelo INEA - Instituto Estadual do Ambiente, o fogo não é autorizado e muito menos o corte de árvores sem autorização. 

O que se observa na localidade é que estão colocando fogo, para matar as árvores, e ai sim, poder pedir a autorização para o corte, o que tem que ser revisto pelo órgão ambiental, URGENTEMENTE! Pois, tudo indica que as pessoas que pedem autorização para cortar as ''árvores mortas'', sob o pretexto de que estas causam perigo, devido à iminência de cair, são, provavelmente, as mesmas pessoas que colocam fogo nas árvores para matá-las

Nas noites de sábado 23 e domingo 24, moradores tentaram apagar os focos de incêndio quando flagraram árvores queimando na orla, no centro da localidade. A situação foi denunciada nas redes sociais. Em 2020, denunciamos a mesma situação, a matéria pode ser conferida neste link 

Devido a mata extremamente seca, o fogo logo se espalha e polui o ar com sua fumaça e põe em risco a saúde da população que é composta, próximo ao local, por idosos e também crianças.

As casuarinas são caracterizadas por ostentarem ramos esbeltos e delicados, com folhas reduzidas a escamas, o que lhes confere um aspecto semelhante a pinheiros esbeltos. Trata-se de espécies exóticas, trazidas de outros países e algumas espécies são cultivadas como árvores ornamentais, encontrando-se naturalizado em múltiplas regiões, sendo algumas espécies consideradas em alguns lugares como plantas invasoras.  O que não é o caso da praia campista, já que as mesmas foram plantadas com o objetivo de compor o paisagismo da orla. Algumas espécies arbóreas podem atingir até 35m de altura.

Além das casuarinas, há também a restinga que é uma formação vegetal costeira. Essas espécies vegetais são extremamente adaptadas para aguentar o vento, o baixo nível de fertilidade do solo e a salinidade devido sua aproximação do mar. São fixadoras de dunas. Na praia do Xexé, elas também estão em risco, tendo em vista as constantes queimadas.

Foto: Rubson Barbosa

No Xexé, CRIMINOSOS estão colocando fogo nas árvores a noite!

Quem flagrar pessoas queimando a restinga e/ou casuarinas, bem como sua retirada, pela extensão da orla da praia do Farol de São Thomé, podem denunciar de imediato a ação às autoridades. Saiba para onde ligar:

INEA FAROL -  de seg. a sex. de 8h às 17h | Tel: (22) 2747-5316 ou 98186-0060.

Fora do horário de atendimento do Inea, a população pode denunciar no DPO - Destacamento de Policiamento Ostensivo do Farol, que têm ajudado arduamente a equipe do Inea. O telefone é o 2747-1190.

Vale destacar que, a queimada sem licença do órgão ambiental é tida como incêndio criminoso e é punida pela Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) com pena de um a quatro anos de reclusão.

Postar um comentário

0 Comentários