News

6/recent/ticker-posts

Como vai ser o carnaval pela Região

 A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ressaltou que ainda são necessários cuidados por conta da pandemia

Campos

Blocos de samba e bois pintadinhos nas ruas estão proibidos no município de Campos.

De acordo com o comandante da Guarda, Wellington Levino, será intensificado o combate ao som alto ou volume excessivo em automóveis. 

A subsecretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, relatou que a Prefeitura irá fiscalizar o cumprimento das medidas sanitárias durante a Fase Amarela nas áreas públicas do Farol de São Thomé, além de outros locais da cidade durante o carnaval. “Não está autorizado bloco de samba e bois pintadinhos. Vamos intensificar as fiscalizações em todo o município para cumprir o decreto e as medidas sanitárias”, comentou a subsecretária.

Campos permanece na FASE AMARELA e os shows públicos permanecem cancelados

Eventos privados estão permitidos, com regras, e será exigido a apresentação do cartão vacinação com as duas doses - Veja o decreto AQUI

SJB

Durante o período de Carnaval em São João da Barra está proibida a realização de eventos em vias e espaços públicos (blocos carnavalescos e de abadás, desfiles de bonecos, bandinhas, mascarados e toda e qualquer manifestação que gere aglomeração). Também não será permitida a utilização de trios, mini-trios, carros de som e amplificadores sonoros.

Quanto ao Balneário de Atafona, ficará aberto aos visitantes, sendo vedada a utilização para qualquer manifestação que seja caracterizada como carnavalesca, além da proibição de utilização de equipamentos sonoros no espaço.   

Ascom Quissamã

Quissamã

Mesmo com uma estratégia eficiente de vacinação contra a Covid-19 adotada pelo município, ficou acordado com os representantes das associações de blocos e bois pintadinhos que não haverá desfiles ou apresentações durante o carnaval, com base nas orientações dos órgãos de saúde. Uma nova data foi estipulada para os eventos, tendo como base o feriado de Tiradentes, em 21 de abril.

A secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, Kitiely Freitas afirmou que novas reuniões serão agendadas visando o planejamento do carnaval fora de época.

Toda logística será debatida com os representantes das entidades carnavalescas, com o suporte da secretaria para a realização dos eventos. É importante lembrar que em abril as orientações e protocolos referentes à pandemia serão avaliados e determinantes para a aprovação do carnaval fora de época”, enfatizou.

SFI

Em janeiro, a prefeita Francimara Barbosa Lemos informou sobre o cancelamento de eventos carnavalescos. Ela destacou que a medida segue decisões semelhantes adotadas pelos grandes centros e cidades da região devido ao recrudescimento dos casos de Covid-19, sobretudo, devido a variante Ômicron.

Macaé

A Prefeitura de Macaé, por meio do decreto 049/2022, determinou medidas restritivas em áreas públicas e privadas durante o período de Carnaval, entre 0h desta quinta-feira (24) e 6h do dia 7 de março.

O decreto determina que todas as atividades carnavalescas, entre elas, agremiações, bois, blocos, shows e eventos, com aglomerações, estarão proibidas em vias públicas. Já os estabelecimentos privados, que promoverem eventos de qualquer natureza, ficam limitados a 50% da sua capacidade. Além disso, devem assegurar todas as normas sanitárias previstas no decreto municipal 259/2021.

A operação Carnaval vai contar com reforço nas orlas e cachoeiras da cidade, com fiscalização das Guardas Municipal e Ambiental, além de agentes da Coordenadoria de Posturas e Polícia Militar. Os efetivos irão atuar durante 24 horas em diversos pontos do município.

Cabo Frio

A Prefeitura de Cabo Frio proibiu a realização de eventos festivos nas vias públicas do município durante o carnaval deste ano. A medida está estabelecida pelo Decreto Municipal Nº 6.778, publicado no Diário Oficial Eletrônico. O documento prevê ainda que no período de 25 de fevereiro a 7 de março, está proibida a realização de festas de pré-carnaval e carnaval, assim como desfiles de agremiações e blocos carnavalescos, nas ruas e áreas públicas dos município.

De acordo com o secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança, Ruy França, durante o período do carnaval, o monitoramento será reforçado em todo o município, com equipes da Fiscalização de Posturas, Fiscalização de Meio Ambiente, Guarda Civil Municipal e Guarda Marítima e Ambiental. Todas as ações terão o apoio da Polícia Militar.

Entre os focos estão o combate à atuação de flanelinhas, ônibus de turismo sem autorização e som alto nas praias e ruas.

Eventos Privados

Na ausência de blocos de rua e dos desfiles das escolas de samba no estado do Rio de Janeiro, festas, bailes e shows privados ganham a programação para os dias de carnaval - 26, 27 e 28 de fevereiro e 1º de março. São diversos anúncios nas redes sociais. Circulam, inclusive, listas com programações para todos os dias de folia. 

Cuidados no carnaval 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ressaltou que ainda são necessários cuidados por conta da pandemia. "Certamente que este carnaval não vai ser igual ao que passou, mas a pandemia ainda não acabou e cuidados e proteção continuam necessários", disse o coordenador do Observatório Covid-19 Fiocruz, Carlos Machado.

Ele afirmou que, enquanto se caminha para níveis ótimos de cobertura vacinal, medidas de distanciamento físico, uso de máscaras e higienização das mãos devem ser mantidas, "mesmo em ambientes abertos onde possa ocorrer maior concentração e aglomeração de pessoas, o que, embora não seja desejável, poderá ocorrer no carnaval. E que festas privadas ou bailes em casas de festas, clubes ou outros ambientes só sejam realizadas com exigência do comprovante de vacinação", acentuou.

Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados segunda (21), nas últimas 24 horas, foram registrados 105.776 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e foram notificadas 816 mortes em decorrência de complicações associadas à doença.

Postar um comentário

0 Comentários