News

6/recent/ticker-posts

Várias ações e Segurança reforçada na alta temporada em SJB

 Em reunião na tarde desta quarta-feira, 22, na sede da Prefeitura, o Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social detalhou as ações do trabalho integrado durante a temporada de verão em São João da Barra. A atuação vai ocorrer nos 32 quilômetros de orla do município e em todos os distritos, reunindo Secretaria Municipal de Segurança Pública, policiais militares do convênio com o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), policiais do 8° BPM, Corpo de Bombeiros e polícias rodoviárias Estadual e Federal, além da Capitania dos Portos, que realiza fiscalizações e inspeções específicas. 

Todas as ações serão coordenadas e monitoradas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp), integrando as ações das instituições envolvidas, que vão atuar com o suporte de rádios de comunicação e câmeras de segurança em todos os distritos. Em alguns pontos do município haverá mais câmeras na alta temporada. 

Da Prefeitura haverá também reforço na fiscalização de Postura para garantir a segurança e a ordem nos espaços públicos e no serviço de correição de animais, realizado em parceria e já funcionando 24 horas por dia, a fim de evitar acidentes envolvendo animais soltos.

O Proeis vai apoiar a ação do Grupamento Ambiental para o trabalho de conscientização e fiscalização em todo o município. A Prefeitura está adotando medidas para garantir o cumprimento de decisão judicial que proíbe o trânsito de veículos na faixa de areia, conforme previsto na legislação federal. 

Foto: Secom SJB

“Nosso objetivo é atuar de forma conjunta para que os moradores e veranistas tenham segurança. Há um aumento no número de furtos e roubo a residências em toda a região e vamos ampliar a estrutura que já existe para evitar essas e outras ocorrências, especialmente com o movimento maior na alta temporada”, disse o secretário Anderson Campinho.

A reunião contou com a presença da vice-prefeita Carla Caputi, do secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho, do subsecretário Arthur Miller e dos coordenadores da Defesa Civil Municipal, Marco Antônio Ribeiro da Silva, e Guarda Civil Municipal, Luis Marcos Cardoso Teixeira. Também presentes o presidente da Associação dos Guardas Civis Municipais, Rodrigo Figueiredo, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Leandro Ferreira, do BPRv, capitão Leandro Coutinho, e do Corpo de Bombeiros, capitão Thomaz Dutra. Do 8º BPM participaram o major Tibério Carlos e o capitão Wanderson Soares. 

Prefeitura instala mourões na orla da praia

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra está colocando mourões e placas educativas ao longo da orla do mar para impedir o acesso de veículos à faixa de areia. O trabalho começou a ser feito este ano, em cumprimento a uma decisão judicial que acatou ação civil pública do Ministério Público Federal. Na manhã de quarta-feira, 22, equipes da Prefeitura, em um trabalho integrado envolvendo também as secretarias municipais de Segurança Pública e de Transporte e Trânsito, realizaram ações de educação ambiental e fiscalização. O objetivo é proteger a desova das tartarugas marinhas e a vegetação de restinga.

Nesta etapa a ação está sendo executada nas praias de Atafona, Chapéu do Sol e Grussaí. A previsão é que até o próximo dia 30 o trabalho seja concluído em uma extensão de seis quilômetros de orla. A Prefeitura também está realizando plantio de mudas de espécies de restinga em vários trechos do litoral, dando início ao processo de recuperação ambiental nos principais acessos à faixa de areia. 

A secretária municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo, explica que a área é classificada como Área de Proteção Permanente (APP) de restinga e onde também ocorre a desova de tartarugas da espécie Caretta caretta. 

O monitoramento da orla, visando coibir o trânsito de veículos na faixa de areia, é feito pelo Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal. Na temporada de verão o trabalho vai contar com o reforço de fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços para as ações de conscientização, notificação e emissão de auto de infração para quem cometer o crime ambiental, de acordo com a legislação federal.

Combate ao Aedes aegypti terá seis mutirões no verão

O combate ao mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya, será intensificado no período de verão em São João da Barra com a realização de seis mutirões entre os dias 7 de janeiro e 24 de fevereiro. Serão 100  agentes percorrendo cerca de 6.500 imóveis nos seis distritos do município (cronograma ao final da matéria).

A estratégia de atuação foi definida em reunião nesta terça-feira, 21, com participação de integrantes no Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ). "O objetivo é alcançar áreas com maior dificuldade de visitas normais durante o ano e algumas consideradas críticas, onde encontramos maior número de focos durante o ano", explica o diretor no NCZ, Marcos Machado.

Além das visitas domiciliares para eliminação de focos do mosquito em ralos, caixas d'água, cisternas e garrafas, os mutirões envolvem tratamento perifocal em ruas e terrenos. Ferros-velhos, borracharias e barcos de pesca também são visitados e ações educativas com distribuição de panfletos realizadas.

Entre os dias 9 e 15 de janeiro os agentes estarão em campo também para a coleta de amostras, que serão utilizadas para o Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Após a coleta, o material será analisado pelo NCZ e o resultado enviado à Secretaria de Estado de Saúde para a classificação quanto ao risco do município. 

O último LIRAa realizado em São João da Barra, entre 17 e 23 de outubro, apontou risco 1,0, médio (situação de alerta). A classificação média se mantém até 3,9 e acima de 4,0 o risco é considerado alto. 

Cronograma dos mutirões: 

7 de janeiro

Sede (Água Santa), Atafona (Baixada), Grussaí (Lagoinha) e Grussaí (Nova Grussaí)

21 de janeiro

Atafona (Cehab), Açu e Palacete

28 de janeiro

Sede (Nova SJB), Atafona (Vila Esperança), Degredo, Grussaí (N. S. Aparecida) e Grussaí (Renan)

4 de fevereiro 

Atafona (Coreia), Barcelos, Açu e Palacete

11 de fevereiro

Sede (Chatuba), Atafona (Carrapicho), Cajueiro, Grussaí (N. Sra. Aparecida) e Grussaí (Figueira)

24 de fevereiro 

Sede (Centro), Roças Velhas, Grussaí (Telê Santana) e Grussaí (proximidades do DPO)








Secom SJB

Postar um comentário

0 Comentários