News

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

test banner

Orca cerca lancha em Arraial do Cabo; 'grata surpresa', diz mergulhador

 

Foto: Reprodução/Marco Correia

Uma orca foi flagrada cercando uma lancha na quinta-feira (15) em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. O flagrante impressionante foi registrado por uma equipe que fazia um monitoramento marinho na região. 

O animal chegou próximo da embarcação e surpreendeu os tripulantes, chegando a aparecer na superfície, ao lado da lancha. "Foi uma grata surpresa. A gente é apaixonado por isso", afirmou o mergulhador que registrou o momento do encontro, Marco Correia.

De acordo com Marco, além dessa, outras orcas também foram vistas pela equipe.

Diferentemente das baleias, a orca, que é da família dos golfinhos e que também tem rota migratória na região, costuma nadar muito próximo das embarcações, segundo o mergulhador. Assim que perceberam a presença da orca, os tripulantes desligaram o motor da lancha para fazer a observação e não assustar o animal. A orca cercou a lancha e depois seguiu viagem.

Monitoramento de baleia jubarte

O grupo que flagrou as orcas fazia o monitoramento da rota de uma baleia jubarte que estaria na área da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo, com uma rede de pesca enrolada ao tórax. A Fundação do Meio Ambiente da Prefeitura de Arraial do Cabo solicitou o apoio da Associação da Reserva (Aremac) para acompanhar o deslocamento da baleia para verificar se era possível a libertação do mamífero das redes.

De acordo com a Aremac, a baleia vinha sendo monitorada desde que passou por Maricá, na terça-feira (13), sentido Região dos Lagos. Na quinta-feira, o animal foi avistado por um drone na área da reserva. Uma equipe de especialistas e mergulhadores então passou a fazer o monitoramento, mas infelizmente não conseguiram localizar a baleia amarrada à rede.

A Aremac, orienta que barqueiros, turistas, pilotos de jet-sky, surfistas e mergulhadores não se aproximem das baleias em rota de migração. O mergulho junto aos mamíferos também é proibido. As determinações são da Lei Federal 7643/1987 e das portarias 117/1996 e 23/2002 do Ibama.







Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários