News

6/recent/ticker-posts

Campos recebe vacina contra o coronavírus; Metade das doses previstas

 

Foto: Reprodução

O município de Campos recebeu nesta terça-feira (19) menos da metade das doses de vacina contra o coronavírus previstas inicialmente. Das mais de 11 mil doses anunciadas para chegar ao município nesta primeira etapa, apenas 5.400 doses chegaram. Segundo a Prefeitura de Campos, o Ministério da Saúde encaminhou ao estado do Rio de Janeiro uma quantidade de vacina que não contemplará em sua totalidade o primeiro grupo, que inclui os profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos internados ou em permanência prolongada em asilos e portadores de deficiência institucionalizados.


“Compreendemos o impacto da notícia, pois também fomos pegos de surpresa, mas deveremos seguir as orientações estaduais conforme foi estipulado pelo Governo do Estado via reunião virtual. O município aguarda a chegada das 5.400 doses da vacina, como foi informado pela SES”, disse a assessora chefe da Vigilância Epidemiológica, Roberta Lastorina Rios.


Ainda segundo a prefeitura, seguindo o que foi orientado pelo Ministério da Saúde (MS) e Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ), após diálogo com a presença do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde, a vacinação vai começar pelos profissionais que atuam diretamente nos setores de assistência da Covid-19, pois o primeiro fornecimento de vacinas compreenderá somente a 34% do que seria destinado ao profissionais de saúde.


“Diante do exposto solicitamos aos hospitais e Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) de referência ao combate ao coronavírus no município que encaminhassem lista nominal dos profissionais da linha de frente com sua respectiva categoria e setor de trabalho para o agendamento da vacinação a ser executada pela Secretaria de Saúde in loco o quanto antes”, informou trecho da nota.


A segunda remessa de vacina, com a segunda dose dos profissionais de saúde a serem vacinados agora, chegará em 2 ou 4 semanas. A prefeitura informou ainda que quando o Ministério da Saúde liberar mais vacinas ao estado e, consequentemente o estado aos municípios, será possível ampliar a vacinação ao grupo da primeira fase e às demais.


Além de Campos, também receberam as doses os municípios de São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Cardoso Moreira e São Fidélis.


Segundo o governo do Estado, outros municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense que também já receberam as doses foram: Macaé, Quissamã, Varre-Sai, Porciúncula, Natividade, Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Laje do Muriaé, Cambuci, Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Itaocara, Conceição de Macabu e Carapebus.










Fonte: Jornal Terceira Via | Folha 1

Postar um comentário

0 Comentários