News

6/recent/ticker-posts

Prefeitura deposita 60% de salário para aposentados e pensionistas

 

A Prefeitura de Campos, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Campos (PreviCampos), realizou, no final da tarde desta quinta-feira (15), o depósito de 60% dos salários de aposentados e pensionistas do município. O valor é referente ao mês de setembro. Ainda não há confirmação sobre o acerto dos outros 40%. Em nota, o governo municipal afirmou que o pagamento aos servidores da ativa, iniciado no último dia 6, também está sendo quitado.


Segundo a Prefeitura de Campos, “pagamentos prioritários continuam sendo realizados, de acordo com as receitas municipais, como é o caso dos servidores. Pagamentos aos servidores municipais foram iniciados no último dia 6, com profissionais da secretaria Municipal de Saúde – que atuam na linha de frente de combate a Covid-19 – e da secretaria Municipal de Educação, órgão que possui receita específica. A Prefeitura segue adequando a receita para concluir o pagamento de aposentados e pensionistas”.


Nos últimos meses, servidores inativos e pensionistas, com apoio do sindicato, têm realizado atos e manifestações, incluindo a montagem de um acampamento em frente à sede do governo municipal, para cobrar o depósito integral do pagamento. O último ato foi realizado nessa terça-feira (13). Na ocasião, a presidente do Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos (Siprosep), Elaine Leão, informou que a entidade entrou na Justiça e aguarda o andamento de duas ações referentes ao pagamento da categoria. Nesta quinta, ela afirmou que a situação "causa revolta". 


— Dos outros 40%, não temos notícia oficial. Por parte do sindicato, isso nos causa muita revolta. Os repasses representam quase 80% da folha de pagamento. Então, 60% é algo que a gente não aceita. Nós vamos continuar na luta — declarou, adiantando que uma assembleia virtual será realizada, na próxima semana, para definir os próximos passos do Siprosep e dos servidores inativos. 


No total, 4,6 mil idosos estão sem receber integralmente o salário desde junho, quando começou a ser parcelado. O governo municipal destacou, no entanto, que “não há pagamento anterior pendente referente aos aposentados e pensionistas”.


Ainda de acordo com a Prefeitura, desde o mês de março, “um novo calendário teve que ser elaborado de acordo com receitas provenientes de cada segmento, já que, devido à pandemia, houve um agravamento na queda de receita municipal. Além disso, em outubro do ano passado, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) impediu a utilização do fundo de reserva do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Campos (PreviCampos) para pagamento aos aposentados e pensionistas. Ainda assim, a Prefeitura continuou mantendo os pagamentos destes funcionários em dia, até o agravamento da crise econômica”.








Fonte: Folha 1

Postar um comentário

0 Comentários