News

6/recent/ticker-posts

Educação inicia entrega de novo lote do Kit alimentação

Os kits serão distribuídos aos mais de 53 mil alunos matriculados nas 236 unidades escolares da rede municipal. Desta vez, junto ao kit, as escolas receberão um caderno de atividades pedagógicas elaborado pela Smece.
Foto: Héllen Souza/Arquivo
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) inicia nesta sexta-feira (26) a entrega de mais um lote do kit alimentação para os mais de 53 mil alunos matriculados nas 236 unidades escolares da rede municipal. Desta vez, junto ao kit, as escolas receberão um caderno de atividades pedagógicas para Educação Infantil e primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), elaborado pelos profissionais da Smece, com aplicação facultativa. Os cadernos do segundo segmento estão em fase de conclusão.

Como todas escolas já receberam o material em arquivo, algumas já imprimiram os cadernos com recursos próprios e distribuíram, as que optaram por não trabalhar com o material enviado pela Smece, tiveram autonomia de preparar o seu próprio. A distribuição dos kits para os responsáveis pelos estudantes é organizada pelas unidades, nos moldes da entrega anterior, com a comunicação de dia e horário realizada pelos diretores através de ligação telefônica, mensagens e avisos na porta da unidade. A medida tem o objetivo de evitar aglomerações.

De acordo com a secretária da pasta, Luciana Eccard, desde o início da pandemia a Smece tem trabalhado para desenvolver instrumentos pedagógicos que possam mitigar o impacto da suspensão das aulas, respeitando as particularidades socioeconômicas do público atendido e a situação financeira do município. Além dos cadernos, outras medidas estão em desenvolvimento e serão anunciadas em breve.

- Não adotaremos o sistema de aulas pela internet, pois elas não são viáveis para a realidade da nossa rede. A maioria não possui computador ou internet em casa e muitas famílias têm mais de um filho matriculado na rede municipal. Como seria para essa mãe disponibilizar um único celular para cinco filhos assistirem às aulas ao mesmo tempo? Já pensamos em outra forma de disponibilizar o conteúdo e, em breve, lançaremos. Os cadernos são um suporte, para que os alunos possam ter atividades pedagógicas durante este período - explica Luciana.

Kit Alimentação - Os kits são compostos por alimentos não perecíveis e destinados ao aluno, baseado no consumo per capita do estudante na unidade escolar durante os dias letivos, como um substituto da merenda escolar.

Todo o processo de aquisição dos kits foi acompanhado pelo Ministério Público. Por iniciativa própria, a Prefeitura de Campos consultou o MP a respeito da possibilidade de efetuar um contrato emergencial. Toda documentação, incluindo a planilha da empresa escolhida — aquela que apresentou menor preço considerando, ainda, armazenamento, logística de entrega e de montagem, assim como também serviços e impostos obrigatórios —, listagem com a assinatura dos responsáveis que receberam os kits, entre outras,  foi enviada de forma voluntária ao órgão.

O valor de aquisição do kit foi calculado levando em consideração não só os alimentos, mas a logística de empacotamento e entrega em todas as unidades escolares, distribuídas pelos distritos e bairros de Campos. A entrega da segunda remessa de kits precisou ser adiada em virtude do lockdown consequente da pandemia de coronavírus.




Supcom

Postar um comentário

0 Comentários