News

6/recent/ticker-posts

NCZ captura 68 escorpiões em residência em Campo de Areia

Ascom
O Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), de São João da Barra, capturou, na última semana, 68 escorpiões amarelos da espécie Tityus serrulatus no 5° Distrito. Os animais estavam no quintal de uma residência na localidade de Campo de Areia. Em outra ação o NCZ já havia capturado dois escorpiões da mesma espécie, também em Campo de Areia. 

Segundo o diretor do NCZ, Marcos Machado, a ação foi realizada em dois períodos, de dia e à noite, quando foi utilizada a luz UV. Na próxima quarta-feira haverá mais uma busca ativa na localidade.

Escorpiões proliferam sob pedras, frestas de pedras e barrancos, debaixo de cascas de árvores, madeira empilhada, entulhos, e outros. Também gostam de umidade, pouca luz e insetos em abundância. Manter o quintal sempre limpo é fundamental para prevenir o aparecimento desses animais que, após capturados, são enviados para o Instituto Vital Brasil, em Niterói.

O Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, é típico do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. É a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças. Possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro.





Ascom

Postar um comentário

0 Comentários