News

6/recent/ticker-posts

Auxílio emergencial: 17 milhões de pedidos estão represados, diz ministério

BRASÍLIA — O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, informou que há 17 milhões de pedidos do auxílio emergencial de R$ 600 represados e prometeu concluir o pagamento da primeira parcela do benefício até o início da próxima semana. São cadastros considerados inconclusivos por inconsistência nos dados e requerimentos feitos nos últimos dias no aplicativo da Caixa Econômica Federal. Desse total entre seis e oito milhões de cadastros deverão ser aprovados, segundo o ministro. Para que a Caixa faça o pagamento, será preciso aprovar um crédito extraordinário, o que deve ocorrer nessa sexta-feira.

O ministro anunciou uma parceria com os Correios para ajudar as pessoas que estão tendo dificuldades para fazer o cadastramento no sistema da Caixa. O pagamento continuará sendo realizado pelo banco.

— Estaremos concluindo a avaliação e pagamento da primeira parcela até o início da próxima semana. Quem, eventualmente, teve qualquer problema e não recebeu, fique tranquilo. Determinação do presidente Jair Bolsonaro e da lei é que as três parcelas estão garantidas para todos — afirmou o ministro.

As pessoas podem se cadastrar até 02 de julho e neste caso, vão receber as três parcelas de uma só vez. Quem teve o resultado da análise inconclusivo precisa refazer o cadastro no aplicativo da Caixa.

— A partir de segunda ou terça-feira, as pessoas que têm dificuldades, que não conseguirem alguém ou instituição que dispusesse a auxiliá-las poderão ir às agências do Correios, fazer ou refazer o seu cadastramento, absolutamente gratuito. Os funcionários dos Correios em todas as agências vão ajudar para que essas pessoas possam obter o seu auxílio emergencial — disse o ministro.

O governo pagou o auxílio para 50,5 milhões de pessoas, totalizando R$ 35,7 bilhões. Onyx disse que 37% das pessoas que receberam o benefício estão na região Nordeste; 34,89% são da região Sudeste; 11%, na região do Norte; 9,97%, do Sul e 6,79%, do Centro-Oeste. Os pagamentos começaram em 09 de abril.

— Conseguimos identificar e processar mais de 97 milhões de CPFs, pagamos 50,5 milhões de pessoas e fizemos o maior programa de inclusão bancária digital feita num país ocidental, em menos de 30 dias. São mais de 20 milhões de pessoas que nunca foram enxergadas por nenhum governo.






Extra

Postar um comentário

0 Comentários