Membros do Clube de Astronomia Louis Cruls, Secretaria de Turismo e Pelag, encerraram o encontro com a observação do céu escuro no Parque Estadual da Lagoa do Açu
Com a organização do físico, Marcelo Souza, o 18º encontro internacional de astronomia e astronáutica foi finalizado na sede do Pelag - Parque Estadual da Lagoa do Açu, na praia do Farol de São Thomé, na noite deste sábado, 25, numa parceria entre a Secretaria de Turismo de Campos, que providenciou toda a logística, junto à Secretaria de Educação do Município. O evento teve sua abertura na quinta-feira 23, realizada na Câmara Municipal de Campos, contou com palestras dias 24 e 25 no Palácio da Cultura, sendo finalizado com a observação do céu escuro na noite deste sábado 25, no Núcleo Recanto dos Coqueiros - Pelag, localizado após o Farolzinho.
De acordo com Marcelo, um dos temas do encontro é a preservação do céu escuro para futuras gerações, sem a presença de iluminação artificial. ''Na praia do Farol tem as placas informativas sobre os ninhos das tartarugas, pedindo para a população não fazerem uso de luz na praia, uma representação muito importante que poucos lugares do mundo tem. Tiramos várias fotos!'' frisou.
Além do físico brasileiro Marcelo de Oliveira Souza, estiveram presentes na praia do Farol, Simone Campos - representando a Secretaria de Turismo; Samir Mansur - Gestor de Unidade de Conservação, no Pelag; Júnior - Guarda Parque do Pelag; Scott Roberts - fundador da Explore Scientific; Fernando Fabbiani - DarkSky Uruguai; Robson Chagas - CALC, DarkSky RJ; Hélio Dutra - CALC, Observatório do Valongo - UFRJ; Anthony Matheus - CALC, DarkSky RJ; Késia Barbosa - CALC, LFTFC - UNICID; Entre outros membros do CALC - Clube de Astronomia Louis Cruls: Isabela, Eponine, Edna, Carla, Maísa e Camila.
O físico, Marcelo Souza, contou em vídeo para o Portal do Farol - CMN, por meio da jornalista, Fabiana Henriques, que foi uma grande satisfação o resultado que obteve e disse que a repercussão foi uma surpresa, porque o artigo foi aceito no dia 08 de abril e, logo depois, no dia 09, recebeu o contato da CNN Brasil que divulgou o feito e, logo depois, veio toda a repercussão. Marcelo conta que iniciou o projeto em 2015, ao estudar asteroides com trajetórias próximas às da Terra e do planeta vermelho. Destacou que fez simulações onde conseguiu um bom resultado, e uma dessas propostas é para uma posição de Marte que vai acontecer em 2031. Assista o vídeo mais abaixo da matéria!
Em entrevista para o Portal do Farol, por meio do tradutor Marcelo Souza, Scortt Roberts, fundador da Explore Scientific, que projeta e fabrica telescópios e instrumentos ópticos, desde 2008 em Springdale, Arkansas, contou que está no Brasil pela segunda vez para participar do evento cientifico, falou sobre as impressões dele sobre o Brasil e a visita à praia campista. Em vídeo gravado, Scott elogiou o país e disse que não imaginava que a cidade de Campos fosse tão grande. Destacou que levou uma hora de viagem até chegar a Farol de São Thomé, achou a praia muito bonita e ficou impressionado de como é feita a proteção das tartarugas marinhas e da natureza. Assista o vídeo mais abaixo!
Em 2000, Scortt fundou a AstronomyOutreach network para popularizar e apoiar a educação em astronomia, ao qual faz questão de promover e é muito ativo, participando de iniciativas como a Astronomy for Equity. O objetivo de Roberts com a Explore Scientific tem sido tornar a astronomia mais acessível, produzindo instrumentos científicos de qualidade para entusiastas e educadores, focando em compartilhar a ciência e a maravilha que é a observação do céu.
O professor, Fernando Fabbiani, também visitou o Farol, sendo uma figura proeminente no campo da astronomia e do astroturismo na América Latina. Ele é o atual diretor da DarkSky no Uruguai e diretor do Cantauro Astroturismo. Engenheiro agrônomo de profissão, é graduado em Astronomia-Astrofísica e Astrobiologia. Ele leciona ciências naturais desde 1981. Atua como coordenador do NAEC (Escritório de Astronomia para a Educação da IAU) no Uruguai e é palestrante frequente em eventos internacionais, como o Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica (IMAA). Assista a entrevista para o Portal do Farol!



0 Comentários