News

6/recent/ticker-posts

Quissamã registra cinco casos confirmados de Coronavírus; Dois estão curados!

A secretaria de Saúde de Quissamã recebeu, na terça-feira (28), via Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (LACEN), a confirmação de mais dois casos de coronavírus no município. Os pacientes, um homem de 65 anos e outro, de 44, estão em quarentena domiciliar e seguem monitorados pelas equipes da Saúde, Vigilância Epidemiológica, e Centro de Triagem Respiratória (CTR).

Com a confirmação, Quissamã registra, até o momento, cinco casos confirmados, 11 suspeitos, dois curados, e nenhum óbito. A Prefeitura de Quissamã alerta para que a população siga as orientações de proteção, com destaque para o uso de máscaras de proteção facial em locais públicos, além de evitar aglomeração.

“É importante que as pessoas respeitem o distanciamento neste momento, pois é uma proteção para todos. O uso de máscara é importante e o manuseio deve ser feito sempre com muito cuidado, tirando de traz da cabeça para a frente, para não haver contaminação. Estamos tomando todas as medidas preventivas e, segundo todos os estudos, até o dia 10 de maio haverá o pico da pandemia no Brasil, e aqui não será diferente. O número de atendimentos no CTR aumentou muito nos últimos dias. Atualmente, estamos monitorando 126 pessoas que apresentaram algum sintoma respiratório, ou que vieram de algum local onde há confirmação do Covid-19, ou com familiar confirmado. Através do Disque Saúde 0800 095 1909 já foram atendidos 248 pacientes”, disse o subsecretário de Saúde de Quissamã, Roberto Lopes.

A secretaria municipal de Saúde, seguindo todos os protocolos sanitários e as orientações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, adequou o funcionamento das unidades locais para prestar atendimento especializado no enfrentamento ao coronavírus. O primeiro passo foi a elaboração do Plano Municipal de Contingência, que direciona todas ações adotadas.

As unidades de Saúde seguem funcionando no seguinte sistema de atendimento:

Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus

O Hospital Municipal tem atendimento 24 horas. Por dia, cerca de 60 profissionais, entre médicos, enfermeiros, atendentes, técnicos, guarda municipais, motoristas e setor administrativo, se revezam para manter o funcionamento da unidade, que está preparada e equipada para diagnosticar e iniciar os procedimentos para tratamento dos usuários. Uma estrutura chamada “Hospital de Campanha”, com 10 leitos de UTI, foi implantada e auxiliará nos casos mais graves do Covid-19. Os exames de emergência estão sendo realizados para os pacientes que estão internados. As cirurgias de emergência estão sendo realizadas normalmente.

Centro de Especialidades Benedito Pinto das Chagas

Por conta da pandemia e seguindo os protocolos de saúde (Organização Mundial de Saúde - OMS - e autoridades brasileiras da área), as consultas ambulatoriais, com especialistas e exames eletivos (que não são de urgência), estão suspensas. As consultas e os exames serão remarcados pelas equipes de Saúde, e os pacientes serão comunicados. Somente o pré-natal de alto risco, vacinação, teste do pezinho, curativos especiais, emergência odontológica, e doenças raras, estão sendo realizados na unidade, às terças-feiras.

Unidade de Saúde da Família (USF)

Em nossas 10 Unidades de Saúde da Família, por toda a cidade, o funcionamento está acontecendo normalmente, de 8h às 16h30, de segunda a sexta-feira. Estamos atendendo com a equipe completa, seguindo as orientações de higienização e de não aglomeração. Perto de sua casa sempre tem uma Unidade de Saúde.

Centro de Triagem Respiratória (CTR)

O Centro de Triagem Respiratória (CTR) funciona 24 horas para atendimento dos pacientes sintomáticos respiratórios. Se você está sentindo algum sintoma, como tosse seca, febre e coriza, ligue Disque Saúde 0800 -095-1909. Uma equipe irá à sua residência para o atendimento e, se necessário, fazer o encaminhamento para o CTR.

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)

O Centro de Atenção Psicossocial e o Ambulatório Mental estão funcionando no mesmo prédio, de 8h às 13h, de segunda a sexta-feira, com fornecimento de receita médica para aos pacientes já atendidos pela unidade, e orientações pelo telefone (22) 2768-1294. Os casos que configuram riscos são imediatamente informados à coordenação de saúde mental e à direção do ambulatório, para receberem com visita domiciliar. Os pacientes que se encontram em vulnerabilidade social (Não têm algum familiar que possa auxiliar nos cuidados) recebem alimentação diariamente. As medicações estão sendo administradas com a enfermagem indo ao local para aqueles que necessitam, e os que o familiar pode apanhar, vão diretamente na farmácia da unidade. Pacientes do Ambulatório retiram suas receitas e seguem para a Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF), para retirada dos medicamentos. Para auxiliar neste momento, onde o isolamento social é necessário, a Prefeitura criou o Disque Saúde Mental. A ligação é gratuita e um psicólogo faz o atendimento via telefone. O número é 0800 – 024- 3399. Aos finais de semana, as emergências psiquiatras são atendidas pelo Hospital Municipal, pelo número 192.

Unidade de Emergência de Barra do Furado

A unidade de Emergência está funcionando, normalmente, 24 horas. Uma equipe completa está preparada para atender as necessidades de saúde do bairro, além de contar com sala de estabilização, consultórios, leitos e ambulância para remoção rápida.






Ascom

Postar um comentário

0 Comentários