News

6/recent/ticker-posts

Governo do Rio confirma o terceiro caso do Novo Coronavírus no estado

Reprodução
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou, neste domingo (8) que mais um caso do Novo Coronavírus foi confirmado. Esse é o terceiro caso no estado, sendo o segundo da capital. A SES ressaltou que, até o momento, todos os três casos são de pessoas infectadas fora do país. Até este domingo (8), além dos três casos confirmados de infecção pelo Covid-19, há outros 111 suspeitos no estado do Rio.

Nesta nova confirmação, trata-se de uma mulher de 42 anos, moradora da cidade do Rio de Janeiro, que acompanhou uma paciente, de 52 anos, de um caso confirmado na madrugada desse sábado (7) em viagem à Itália. Ela já estava sendo monitorada por profissionais da Vigilância da SES, em parceria com o órgão municipal. O estado de saúde da nova infectada é estável e ela está em isolamento domiciliar.

O retorno da viagem aconteceu na última quarta-feira (4) e os primeiros sintomas apareceram um dia após a chegada. Na quinta-feira, a paciente deu entrada em uma unidade de saúde particular apresentando febre, tosse e congestão nasal. Uma amostra para análise foi coletada e testou positivo para o Novo Coronavírus. Nesse caso, não houve necessidade de contraprova pelo laboratório de referência. Isso se deu porque o mesmo laboratório já havia confirmado o caso de ontem. Portanto, se habilitando para diagnósticos do novo vírus.

Reforço que, até o momento, continuamos sem transmissão ativa do vírus no Rio de Janeiro. Os casos confirmados até agora são importados do exterior. Permanecemos no Nível Zero do nosso plano de contingência. Alerto a população para os cuidados para prevenir o contágio, como higienizar as mãos com frequência e evitar levá-las ao rosto”, explica Edmar Santos, secretário de Estado de Saúde.

O secretário esclarece ainda que técnicos da SES analisam o comportamento do vírus no Hemisfério Sul, como grau de transmissibilidade e letalidade.

Desde janeiro a SES vem se preparando para a chegada do vírus. No dia 27 daquele mês, a secretaria emitiu nota técnica sobre o Novo Coronavírus e, dias depois, apresentou um plano de contingência que define as ações a respeito da doença, alinhado com protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Medidas de prevenção
  • – Proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir
  • – Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos
  • – Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir
  • – Utilizar álcool em gel nas mãos

Se houver sintomas

Se estiver com febre ou sintomas respiratórios e tiver vindo de países com casos de coronavírus:
  • – Cubra o rosto com máscara cirúrgica
  • – Vá à unidade básica de saúde, hospital de emergência ou à UPA mais próxima
  • – Siga as orientações dos profissionais de saúde
  • – Siga as medidas de prevenção






Notícias Macaé

Postar um comentário

0 Comentários