News

6/recent/ticker-posts

Dia D da vacinação contra o Sarampo com mais de 600 doses aplicadas neste sábado

A campanha aconteceu das 9h às 15h deste sábado (1). O público alvo foi de crianças a partir de seis meses a adultos de 59 anos - não vacinados ou que estejam com seu plano vacinal incompleto
UBS Lagamar no Farol de São Thomé | Foto: Lucas Silva
A Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou na manhã deste sábado (1) o Dia D de intensificação da vacina contra o sarampo. No total foram mais de 600 doses aplicadas, número considerado positivo pela Vigilância em Saúde. A campanha terminou às 15h e aconteceu em 16 pontos no município. O público alvo foi de crianças a partir de seis meses a adultos de 59 anos - não vacinados ou que estejam com seu plano vacinal incompleto.

A assessora chefe da Vigilância Epidemiológica e Imunização, Roberta Lastorina, destacou a importância da vacinação tanto para a população que se imuniza pela primeira vez, quanto para a segunda dose, que completa o ciclo vacinal, em proteção ao sarampo:

 - O objetivo é imunizar aqueles que ainda não tenham se vacinado e completar os esquemas vacinais que estejam incompletos, porque somente dessa forma conseguimos fazer a prevenção contra o sarampo.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica ressalta que o município alcançou a meta da última campanha de intensificação nacional. Em Campos, não há casos de sarampo confirmados desde 2007, quando foi implementado o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) no município.

A intensificação da vacinação contra o sarampo referente à campanha de 2020 foi iniciada no dia 13 de janeiro e segue até 13 de março. De segunda-feira a sexta-feira, as doses são disponibilizadas em 41 salas, que funcionam de 8h às 17h. O polo de vacinação no Centro de Saúde (Rua Gil de Góis, 157) atende em horário estendido, de 7h às 18h.

A UBS Lagamar também recebeu boa movimentação durante o dia D. O servente industrial Fernando Barreto e a esposa Marcele, moradores de Baixa Grande, garantiram a imunização. "Aproveitamos que estamos pela praia para tomar a vacina. Trouxemos nossos filhos também, mas verificamos que eles já estão imunizados", contou.

Para pessoas acima de 60 anos, a recomendação é buscarem a vacinação em casos de viagem para localidades com a circulação viral ativa e em casos de recomendação médica.



Supcom

Postar um comentário

0 Comentários