News

6/recent/ticker-posts

Polícia descobre que Cedae joga esgoto in natura nas lagoas do Rio

Peritos jogaram um líquido vermelho em galerias onde corria esgoto sem tratamento e encontraram a água tingida num rio que deságua na Lagoa de Jacarepaguá.
Reprodução G1
A Polícia Civil do Rio descobriu que a própria companhia de abastecimento do estado tem despejado esgoto na tubulação que deságua em lagoas.

Já faz 24 horas que o carvão ativado começou a ser lançado na água que sai da estação de tratamento da Cedae no Guandu. A estimativa é que, dentro de uma semana, a água fornecida pela empresa volte a ser consumida sem gosto e sem cheiro de terra. Essa alteração, que começou a ser notada há 21 dias, foi provocada pela presença, na água, pela enzima geosmina, produzida por algas.

Mas, desde dezembro de 2019, bem antes da crise da geosmina, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio já vinha sendo investigada pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. O motivo não foi a água, mas o esgoto, lançado das tubulações da Cedae nas galerias que recebem água de chuva. O resultado é que esse esgoto acaba indo para canais como os que desaguam em lagoas da Zona Oeste da cidade.

Imagens foram feitas por peritos que coletaram amostras de água da rede da Cedae. Os exames foram acompanhados por delegados e promotores dos ministérios públicos estadual e federal.

Os peritos jogaram um líquido vermelho em galerias onde corria esgoto sem tratamento e acompanharam o fluxo. Eles encontraram a água tingida num rio que deságua na Lagoa de Jacarepaguá.

As amostras foram enviadas para laboratórios especializados e os resultados são conclusivos. A Cedae está lançando esgoto sem tratamento nas galerias administradas pela empresa do município do Rio, responsável pelas galerias de águas pluviais e controle de enchentes.

Os testes indicaram a presença de coliformes fecais 25 mil vezes acima do que é considerado tolerável pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente. A investigação foi encaminhada para o Ministério Público pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

E não é só. Uma água suja, que sai diariamente da Estação de Guandu, cai num rio logo em frente. Moradores da região reclamam do cheiro e dizem que isso acontece há, pelo menos, 25 anos.

“Ele solta tipo resíduo, entendeu? Aí sobe esse cheiro. O cheiro não é de esgoto, é um cheiro tipo de ferro”, contou Wagner Luis de Jesus Câmara, desempregado.

Pela marca na margem do córrego, é possível ver até onde vai o nível da água que é despejada, sempre, no fim da tarde.

“Tem dia que é ferrugem, tem dia que é esgoto. Tem um montão de tipo de água que passa aí”, disse o aposentado Antônio Carlos.

O engenheiro sanitarista Adacto Ottoni, da Uerj, diz que o mais provável é que a sujeira seja resíduo da lavagem de decantadores da estação de tratamento.

“A estação de tratamento de água é uma indústria e, como toda indústria, gera resíduos. Esses resíduos são, principalmente, da lavagem dos decantadores. Esses resíduos têm que ser coletados, tratados e dados numa disposição final que não pode ser numa galeria de água pluvial ou num rio, que vai acabar poluindo os corpos hídricos naturais”, explicou

A Cedae declarou que ligações clandestinas podem descartar, no sistema pluvial, esgoto não tratado sem o conhecimento da companhia, e que faz ações para coibir essas ligações. O Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, pediu explicação para Cedae sobre a poluição que é descartada da Estação do Guandu, mas não houve resposta.



G1

Postar um comentário

0 Comentários