News

6/recent/ticker-posts

Cadastro para doação de medula óssea deverá mobilizar 2 mil voluntários na semana que vem em Campos

A menos de uma semana do cadastramento para a doação de medula óssea em Campos, os organizadores estão nos preparativos finais para conseguir pelo menos dois mil cadastros. O evento, considerado uma chance ímpar para que moradores de Campos e região ajudem a salvar vidas, vai acontecer nos dias 18 e 19 de outubro, no Ciep da Lapa.

Durante os dois meses que antecederam à campanha foi produzido material de divulgação, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação, um processo considerado simples.

“Os cadastros dos doadores serão inseridos no banco de dados do Registro Nacional de Doadores de Medula (REDOME)”, explica Mônica Falci, coordenadora da equipe do Laboratório de HLA-Uerj, responsável pelos cadastros de medula em campanhas externas.

O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para milhares de portadores de leucemia e de outras doenças do sangue e do sistema imunológico. O paciente que precisa de transplante de medula tem 25% de chance de encontrar um doador compatível entre irmãos do mesmo pai e da mesma mãe. Quando não é encontrado um doador na família, procura-se então um compatível que esteja inscrito no REDOME. Cerca de 70% dos pacientes recorrem ao banco de dados do REDOME e até mesmo do exterior.

“O transplante substitui a medula doente por uma saudável, fazendo com que o organismo do paciente passe a produzir, novamente, células de sangue”, explica a diretora do Hemocentro Regional de Campos, Sandra Chalhub.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), dos 11 tipos de câncer mais incidentes no Brasil, a leucemia ocupa o 8º lugar entre os homens e o 11º entre as mulheres. Os dados são de 2018.





N.U

Postar um comentário

0 Comentários