Moradores de Cabo Frio se mobilizam para ajudar Marilza e Hontil, ambos de 65 anos, com doação de comida. Eles não foram para abrigo porque os animais de estimação não poderiam ir.
![]() |
Água invadiu casa de idosa em Cabo Frio, no RJ — Foto: Marilza Porto/Arquivo Pessoal |
Um casal de idosos está abrigado há cinco dias no sótão da própria casa com os bichinhos de estimação depois que um temporal, ocorrido na sexta-feira (17), deixou o quintal e o interior do imóvel completamente inundados no bairro Peró, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.
O casal, Marilza e Hontil Porto, ambos de 65 anos, disseram que a Prefeitura chegou a oferecer abrigo mas eles decidiram ficar, já que o cão e os gatos não poderiam ir. Mas apesar da casa ter continuado inundada, a água da rua Getúlio Vargas escoou possibilitando uma grande mobilização.
Os vizinhos ajudam até doando quentinhas para o casal. Eles também se mobilizaram com o uso de uma bomba para baixar o nível da água, que chegou na altura dos joelhos, mas o equipamento parou de funcionar.
A ajuda é bem-vinda, já que Marilza, funcionária de uma escola do bairro, e o marido, que é enfermeiro, estão impossibilitados de trabalhar.
"Nós precisamos ficar no sótão. Vamos ter que ficar aqui até o fim de semana pelo visto porque não temos onde ficar. Não tem como ficar dentro de casa. A gente só entra em casa, com a água na altura do joelho, pra poder pegar água filtrada pra beber. Não dá nem pra ir ao banheiro", contou a idosa.
Segundo a moradora, a Defesa Civil foi até o local e verificou que no quintal dela tinham 17 mil litros de água. Nesta quarta (22), a água do quintal já diminuiu um pouco mas ainda não o suficiente para que ela pudesse voltar a rotina normal. Para acessar o sótão, o casal utiliza uma escada externa.
"Minhas coisas estão todas lá embaixo empilhadas", lamentou Marilza.
Camille de Pádua, corretora de imóveis e vizinha dos idosos, é uma das voluntárias.
As pessoas estão levando quentinhas para eles. Eu também estou dando suporte desde o dia que a casa encheu de água. Eles não querem abandonar os bichinhos, um cachorro e têm uns quatro ou cinco gatos", contou Camille.
Foto: Marilza Porto/Arquivo Pessoal
Camille disse ainda que uma equipe da Prefeitura foi até o local no domingo e retirou três caminhões de água da casa da idosa e de outros terrenos vizinhos.
Ainda segundo a vizinha, a equipe voltou nesta quarta-feira pela manhã, retirou mais dois caminhões de água. Ela disse que a equipe informou que voltaria na parte da tarde mas não voltou.
A prefeitura de Cabo Frio informou que "a Defesa Civil Municipal esteve no local, como em diversos outros, pois, como foi anunciado, foram mais de 100 ocorrências devido às fortes chuvas".
O município disse ainda que equipes estão nas ruas da cidade para tentar resolver os problemas.
G1 Região dos Lagos.
0 Comentários