News

6/recent/ticker-posts

Com casa inundada, casal de idosos se abriga em sótão há 5 dias com cão e gatos

Moradores de Cabo Frio se mobilizam para ajudar Marilza e Hontil, ambos de 65 anos, com doação de comida. Eles não foram para abrigo porque os animais de estimação não poderiam ir.
Água invadiu casa de idosa em Cabo Frio, no RJ — Foto: Marilza Porto/Arquivo Pessoal
Um casal de idosos está abrigado há cinco dias no sótão da própria casa com os bichinhos de estimação depois que um temporal, ocorrido na sexta-feira (17), deixou o quintal e o interior do imóvel completamente inundados no bairro Peró, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.

O casal, Marilza e Hontil Porto, ambos de 65 anos, disseram que a Prefeitura chegou a oferecer abrigo mas eles decidiram ficar, já que o cão e os gatos não poderiam ir. Mas apesar da casa ter continuado inundada, a água da rua Getúlio Vargas escoou possibilitando uma grande mobilização.

Os vizinhos ajudam até doando quentinhas para o casal. Eles também se mobilizaram com o uso de uma bomba para baixar o nível da água, que chegou na altura dos joelhos, mas o equipamento parou de funcionar.

A ajuda é bem-vinda, já que Marilza, funcionária de uma escola do bairro, e o marido, que é enfermeiro, estão impossibilitados de trabalhar.

"Nós precisamos ficar no sótão. Vamos ter que ficar aqui até o fim de semana pelo visto porque não temos onde ficar. Não tem como ficar dentro de casa. A gente só entra em casa, com a água na altura do joelho, pra poder pegar água filtrada pra beber. Não dá nem pra ir ao banheiro", contou a idosa.

Segundo a moradora, a Defesa Civil foi até o local e verificou que no quintal dela tinham 17 mil litros de água. Nesta quarta (22), a água do quintal já diminuiu um pouco mas ainda não o suficiente para que ela pudesse voltar a rotina normal. Para acessar o sótão, o casal utiliza uma escada externa.

"Minhas coisas estão todas lá embaixo empilhadas", lamentou Marilza.

Camille de Pádua, corretora de imóveis e vizinha dos idosos, é uma das voluntárias.

As pessoas estão levando quentinhas para eles. Eu também estou dando suporte desde o dia que a casa encheu de água. Eles não querem abandonar os bichinhos, um cachorro e têm uns quatro ou cinco gatos", contou Camille.
 Foto: Marilza Porto/Arquivo Pessoal

Camille disse ainda que uma equipe da Prefeitura foi até o local no domingo e retirou três caminhões de água da casa da idosa e de outros terrenos vizinhos.

Ainda segundo a vizinha, a equipe voltou nesta quarta-feira pela manhã, retirou mais dois caminhões de água. Ela disse que a equipe informou que voltaria na parte da tarde mas não voltou.

A prefeitura de Cabo Frio informou que "a Defesa Civil Municipal esteve no local, como em diversos outros, pois, como foi anunciado, foram mais de 100 ocorrências devido às fortes chuvas".

O município disse ainda que equipes estão nas ruas da cidade para tentar resolver os problemas.



 G1 Região dos Lagos.

Postar um comentário

0 Comentários