Abuso sexual: pais e responsáveis devem observar comportamentos de jovens - CMN - Campos Magazine News

News

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Abuso sexual: pais e responsáveis devem observar comportamentos de jovens

Nesta quarta-feira (15), as abordagens aconteceram em Goytacazes e na Penha

Tristeza, depressão, agressividade, regressão, falta de entusiasmo nos estudos, fugas de casa, choro sem causa aparente, repulsa aos contatos físicos, baixa autoestima, medos constantes e comportamento sedutor são alguns dos sinais que as crianças e adolescentes vítimas de violência sexual apresentam. Crimes de abuso e exploração sexual ainda são realidade em Campos e no país. Visando conscientizar e alertar a população sobre esta questão, o Programa FortaleSer, da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), está realizando uma semana de mobilização. Nesta quarta-feira (15), as abordagens aconteceram em Goytacazes e na Penha.

 “Com o passar dos anos, temos notado um resultado positivo deste trabalho de conscientização. Registramos números cada vez maiores de casos de violência sexual em Campos. E isso não significa o aumento da prática dos crimes. Na verdade, a sociedade está compreendendo melhor o seu papel. As pessoas estão mais encorajadas a denunciar. E, casos que antes eram velados, agora vêm à tona. Isso possibilita que as vítimas tenham o acompanhamento necessário. E ainda que os autores respondam pelos crimes praticados”, explicou a coordenadora do Programa, Valéria Peçanha.

O abuso sexual caracteriza-se por qualquer ação de interesse sexual de um ou mais adultos em relação à criança ou ao adolescente, podendo ocorrer tanto com pessoas que tenham laços afetivos ou com pessoas desconhecidas, de modo presencial ou por meio eletrônico. Já a exploração sexual é o uso de crianças e adolescentes para fins sexuais, pornografia ou prostituição. As crianças e adolescentes são explorados sexualmente na medida em que atuam para dar prazer a um adulto. Isto acontece não só com meninas, mas também com meninos.

Programação — Nesta quinta-feira (16), o trabalho de conscientização acontecerá em Morro do Coco e Ururaí, respectivamente pela manhã e à tarde. Já na sexta-feira (17),o FortaleSer promove o VII Seminário “Campos no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, na Câmara de Vereadores. Esta edição do evento terá como tema “Prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes: caminhos possíveis”. Para encerrar a programação, no sábado (18) Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, será realizado um amplo trabalho de conscientização junto a motoristas e caminhoneiros na BR-101, uma das principais rotas da exploração sexual de crianças e adolescentes na região.
Divulgação / Supcom

Supcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tempo - Tutiempo.net