News

6/recent/ticker-posts

Codemca se reúne com artesãos de Farol de São Thomé

Demandas dos artesãos, como um espaço para divulgação de materiais produzidos, foram discutidas no encontro em Farol.
Foto: Renan Liu
O vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos dos Goytacazes (Codemca), Marcel Cardoso, se reuniu na tarde desta quinta-feira (25) com artesãos do Farol de São Thomé com o intuito de atender a demandas, como a solicitação da concessão de um espaço para exposição e vendas de peças produzidas através desse trabalho.

— O local vai ser definido, levando em consideração a função de seus equipamentos na praia e a estrutura necessária, para que os artesãos possam realizar exposição, cursos e reuniões. Nosso objetivo é fomentar essa atividade durante todo o ano e construir um ambiente em que o artesanato se torne ativo econômico do município, fortalecendo o turismo e gerando renda — pontuou Marcel. Outras demandas serão formalizadas através de relatório do grupo de artesão a ser encaminhado à Codemca, como definido neste encontro.

A implantação de um portal, com previsão para o segundo semestre, surge como parte desse incentivo. O site terá classificação por matéria prima, região e perfil de cada profissional. Desta forma, artesãos da cidade terão seus trabalhos exibidos e poderão comercializar esses produtos.  

A Codemca viabiliza ainda a parceria com instituições como a Rede Asta (atuante no desenvolvimento de artesãs em empreendedoras que transformam resíduos em presentes, acessórios e produtos de decoração), e tem marcada para essa sexta-feira (26) visita à Secretaria Estadual de Turismo, para discutir ações junto ao Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), conveniado à Prefeitura de Campos desde julho de 2018.

A artesã Márcia Côrtes, que desenvolve arte através de materiais recicláveis comenta o valor dessa parceria entre município e artesãos de Campos. 

— Esse apoio é fundamental para valorização do artesanato de Farol e região. Fazemos trabalhos, por exemplo, com materiais recolhidos na própria praia. E visamos oportunidade de mostrar esse trabalho aos visitantes da praia durante todo o ano. O artesanato, o turismo de Campos e o meio ambiente agradecem — finalizou.
Foto: Renan Liu



Supcom

Postar um comentário

0 Comentários