News

6/recent/ticker-posts

Chuva forte alaga ruas, arrasta carros e deixa o Rio em estágio de crise

Previsão é de mais chuva forte; Prefeitura recomenda que população fique em lugar seguro após acionar 39 sirenes. Em 4 horas, choveu mais que nos dias 6 e 7 de fevereiro.
 Foto: Reprodução/Redes sociais
Um forte temporal alagou ruas, derrubou árvores e destruiu carros em vários bairros do Rio, nesta segunda-feira (8). A cidade entrou em estágio de atenção às 18h35. Às 20h55, passou para o estágio de crise — o mais grave de três níveis de risco, segundo o Alerta Rio, sistema da prefeitura.


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mais chuvas fortes com trovoadas até às 10h de terça-feira (9). A Prefeitura recomenda que a população somente se desloque "em caso de extrema necessidade".

Em quatro horas, choveu mais no Rio do que nos dias 6 e 7 de fevereiro, quando seis pessoas morreram em consequência do temporal. Trinta e nove sirenes foram acionadas em pelo menos 20 comunidades. Não há informação sobre feridos.

No Jardim Botânico, Zona Sul, o bairro mais afetado, choveu em 4 horas 36% mais do que o esperado para o mês abril (entenda abaixo). O alagamento formou "rios" com forte correnteza descendo por vias como as ruas Pacheco Leão e Lopes Quintas. Vídeos mostram carros arrastados e parados uns em cima dos outros (veja no vídeo acima).

Segundo o Alerta Rio, os núcleos de chuva se espalharam por diferentes pontos do município, principalmente no entorno do Maciço de Tijuca. Há previsão de mais chuva forte na Zona Sul, na Grande Tijuca e em pontos da Barra da Tijuca durante a noite e a madrugada.
Foto: Pedro Figueiredo/TV Globo
Niemeyer fechada

Por volta das 20h30, foi iniciado o processo de fechamento da Avenida Niemeyer, para evitar acidentes com deslizamentos. O procedimento tem sido realizado desde que duas pessoas morreram na via em um temporal em 7 de fevereiro.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta de risco de pancadas de chuva forte a moderada e com trovoadas entre esta segunda-feira e a manhã desta terça-feira (9). A temperatura máxima registrada nesta segunda chegou a 34,2ºC, na Vila Militar.

Recomendações

O estágio de crise é o terceiro nível em uma escala de três e significa "previsão de chuva forte, ocasionalmente muito forte nas próximas horas, podendo causar múltiplos alagamentos e deslizamentos, e transtornos generalizados em uma ou mais regiões da cidade". Nesta situação as equipes emergenciais da Prefeitura já estão atuando.

A prefeitura recomenda que a população tome as seguintes ações preventivas:

Os habitantes das áreas de risco devem se deslocar imediatamente para locais seguros
Os moradores de áreas de encostas devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e estarem preparados para se deslocarem para locais seguros
As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o cancelamento do alerta
As vias urbanas que atravessam os maciços montanhosos da cidade e as áreas inundáveis devem ser evitadas
Evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos

Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica ou em áreas descampadas

Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou 1746 (Central de Atendimento da Prefeitura)


G1

Postar um comentário

0 Comentários