News

6/recent/ticker-posts

Aniversário de Campos será comemorado com culto, exposição, bloco e muito mais

Na agenda da festividade, lançamento de livros, oficinas de criação, a centenária Lira Guarany, bandas e fanfarras, dentre outras atrações.
Foto: Supcom
A celebração pelos 184 anos da elevação da Vila de São Salvador à categoria de cidade de Campos dos Goytacazes será vasta e diversa nesta quinta-feira (28) e com continuação na sexta (29). A sede da prefeitura, o Museu e a tradicional Praça do Liceu serão espaços de comemoração para uma das datas mais marcantes da planície goitacá. Parte da programação conta com a parceria do SESC Rio, que traz da capital do Estado o Bloco do Sargento Pimenta para brindar a cidade. Aniversário de Campos será comemorado com Bloco Sargento Pimenta
 
A celebração começa às 9h, com um culto ecumênico no Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede da prefeitura de Campos. No mesmo horário, será lançado, o Selo dos Correios.

Às 10h, o Museu Histórico de Campos abre a exposição comemorativa “Viva sua História”, que contará com narrativas da população sobre sua relação com a cidade. Mais tarde, a partir das 19h, será debatida “Segurança Pública e Democracia: Pensando as cidades do século XXI”. Os participantes são o advogado de Direito Penal Felipe Drumond, o policial federal e escritor Sandro Araújo, o mestrando em sociologia política e especialista em segurança pública pela UFF Roberto Uchôa e a professora e coordenadora do NUC/UENF Luciane Soares. O mediador da mesa é o jornalista Aluysio Abreu Barbosa.

No Jardim do Liceu, das 14h às 17h, o Espaço da Oportunidade, da Superintendência de Trabalho e Renda, fará emissão de carteiras de trabalho. Através da parceria com o Sesc, das 14h às 18h, serão realizadas oficinas de grafite, de máscaras e acessórios e de glitter e confetes ecológicos, além de animação cultural, orientações de saúde bucal, recreação e brinquedoteca. Também a partir das 14h e até as 17h o público vai aproveitar o Festival de Bandas e Fanfarras, organizado pela secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece).

Às 18h, a centenária Lira Guarany se apresenta. Patrimônio de Campos, a corporação musical foi fundada em 1893 e seu nome homenageia Carlos Gomes, autor da ópera “O Guarany”, e o escritor José de Alencar, que escreveu o romance homônimo, que traz em seu enredo um índio goitacá como protagonista. Às 20h será a vez do Bloco do Sargento Pimenta celebrar a cidade de Campos. Carioca, o nome do grupo é uma referência ao álbum “Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band”. O repertório do bloco é formado principalmente por versões de canções de The Beatles, interpretadas com arranjos de samba, marcha, maracatu e outros ritmos brasileiros.

No dia seguinte, sexta (29), a celebração continua no Museu Histórico. A partir das 10h, Jogo de Tabuleiro “Na Trilha da História” recebe crianças e adolescentes com interatividade. A proposta é que os envolvidos descubram, através da brincadeira, a história do município desde a instalação do Povoado e Vila, até se tornar cidade.

A partir das 18h, o historiado Arthur Soffiati lança o Livro “A Planície do Norte do Rio de Janeiro antes e durante a ocidentalização do mundo”. Com a intenção de uma obra acessível, de acordo com o autor, o livro não possui linguagem difícil e tem preço popular, apenas R$ 20.

Às 19h, o Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes diploma seus novos sócios, Adelfran Lacerda de Matos, Francisco Manoel Aguiar Ribeiro, Maria Catharina Reis Queiroz Prata, Nylson Macedo, Rogério Rangel Pessanha e Wellington Cordeiro.


Supcom

Postar um comentário

0 Comentários