News

6/recent/ticker-posts

II Fórum da Pesca recebe instituições representativas da classe pesqueira em Campos

 As Colônias, entidades representativas da classe pesqueira, tem como objetivo articular para fortalecer a pesca artesanal local, nos municípios do Norte Fluminense

Representantes das Colônias de Pescadores Z-19, Z-1 e Z-2 / Divulgação

Aconteceu nesta quarta-feira 23, no Sest Senat, em Campos, o 2º Fórum da Pesca que teve a produção da Opus Socialis, a realização das Colônias de Pescadores Z-19, do Farol de São Thomé, Campos, Z-2 de Atafona, SJB e Z-1 de São Francisco de Itabapoana, com o apoio das empresas Porto do Açu, Ferroport, GNA, Efen e Vast.

O evento que trouxe o tema: 'Papel das Colônias e as Políticas para a Pesca Artesanal' contou com várias entidades representativas ligadas a classe dos pescadores. O debate foi conduzido por Hugo Zecchin, oceanógrafo da Opus Socialis, que apresentou os três presidentes das colônias, organizadoras do evento: Rodolfo Ribeiro, da Z-19; Diviane Chagas, da Z-1 e Elialdo Meireles, da Z-2.

Atualmente, os três municípios juntos, possuem, aproximadamente, uma frota de 550 embarcações onde trabalham 1,700 pescadores que produzem milhares de toneladas de pescados. Um movimento significativo na economia dos municípios.

As Colônias, entidades representativas da classe pesqueira, tem como objetivo articular para fortalecer a pesca artesanal local, nos municípios do Norte Fluminense e promover a cidadania profissional da categoria, nas comunidades pesqueiras. Além do atendimento que visa trazer facilidades e serviços, que beneficiam também familiares e a população em geral, as colônias realizam estudos de legislação trabalhista e ambiental para tornar possível a obtenção de benefícios sociais e direitos dos pescadores e suas famílias, representando-os na esfera municipal, estadual e federal.

O presidente da Z-19, Rodolfo Ribeiro, falou dos avanços e a luta da entidade em prol da categoria pesqueira, que envolve também as mulheres trabalhadoras da pesca. Diviane Chagas, presidente da Z-1, complementou e falou sobre as mudanças das Normativas e das Leis, onde o representante da pesca se adapta e, ao mesmo tempo, vê a melhor forma de estar atendendo aos pescadores. O Fórum que foi dividido em dois tempos, teve ambas as partes transmitidas ao vivo pelo canal de youtube do Portal do Farol e a primeira pode ser conferida através do link (AQUI)assista na íntegra!

A segunda parte do evento abordou assuntos referentes aos direitos dos pescadores com relação a Previdência Social. Tema esse, que foi abordado por Grabriela, representante do INSS da cidade de Itaperuna. Além de Gabriela, Bruna Jardim, da Secretaria de Aquicultura, Pecuária e Pesca, de SJB, e Carlos Faria, do Ministério da Pesca, de Campos, frisaram a importância dos órgãos, aos quais representam, no dia a dia das colônias. Confira na íntegra acessando o link (AQUI)

Estiveram presentes no 2º Forum da Pesca: Marcelo Sarmento, gerente executivo subst. do INSS; Rose, presidente da Colônia de Pescadores Z-27, de Quissamã; Sirley, presidente da Z-21, de São Fidélis e, participaram também, os representantes das instituições: Porto do Açu Operações; GNA, Ferroport; Vast Infraestrutura; Pea Pescarte; Fiperj; Secretaria do Ministério da Agricultura de Campos; COPPE/UFRJ; Tetra Tech; Marinha do Brasil; Ministério da Pesca; Secretarias da Pesca de Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco do Itabapoana; Instituto BW e Responsabilidade Social da Petrobrás.

Fórum da Pesca

O I Fórum da Pesca do Norte Fluminense, aconteceu em Campos, em outubro do ano passado, no auditório da Firjan, com o tema  “Pesca Artesanal, Tradição, Cultura e Socioeconomia”. O fórum trouxe dados sobre a atividade econômica, análise das demandas, condições de vida e trabalho dos pescadores artesanais, no intuito de aumentar a visibilidade do setor pesqueiro. O debate foi conduzido por Hugo Zecchin, oceanógrafo da Opus Socialis, pelo presidente da Feperj, Luís Cláudio Furtado, e pela representante do MPA no estado do Rio de Janeiro, Maria Paula Almeida.

Postar um comentário

0 Comentários