News

6/recent/ticker-posts

Mais de 30 mil pessoas cantaram, dançaram e participaram de oficinas nas duas primeiras semanas do Festival Sesc de Inverno no Norte e Noroeste Fluminense

No último fim de semana do evento, de 26 a 28 de julho, tem banda Ira!, Detonautas e Toni Garrido, em Raposo, e Ana Carolina e Preta Gil, em Grussaí

Foto: Gustavo Manhães

O 22º Festival Sesc de Inverno, e o primeiro no Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro, reuniu mais de 30 mil pessoas em quatro dias de shows e oficinas em três cidades – Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira e Porciúncula. Considerado o maior evento cultural multilinguagem do país, nesta edição, o Festival foi ampliado para 24 localidades – a maior edição de todos os tempos. Com uma programação gratuita ou a preços populares repleta de música, teatro, dança, literatura, cinema, circo e artes visuais (confira abaixo todas as localidades), o Festival Sesc de Inverno termina neste 28 de julho, domingo. O evento é realizado com o apoio das prefeituras e dos sindicatos varejistas locais.

Foto: Gustavo Manhães

Neste último fim de semana, o Festival Sesc de Inverno levou Thiago Soares e a banda Biquini, além de circo, recreação, oficinas de bordado e pintura e, com apoio do Senac, atendimento de maquiagem, corte de cabelo e massagem ao Farol de São Thomé, em Campos. Segundo a organização, cerca de 21 mil pessoas participaram da programação do Festival no Farol. No palco, Bruno, vocalista do Biquini, agradeceu a presença de todos e disse que Campos é a cidade do interior do estado que a banda mais se apresentou e gosta muito do calor do público. A apresentação atraiu diversas famílias, com pais e filhos cantando juntos os sucessos da banda. 

Foto: Gustavo Manhães

O Festival em Raposo e Grussaí 

Em Raposo, distrito de Itaperuna, a programação também deve aproximar gerações. Na sexta (26/07), a banda Ira! se apresenta no palco da Avenida Coronel Balbino (às 21h, classificação etária de 12 anos); no dia seguinte, sábado (27/07), quem sobe ao palco é o grupo Detonautas (às 21h, classificação livre); e domingo (28/07) quem anima a galera de Raposo é o cantor Toni Garrido (às 20h, classificação livre), que apresenta o projeto “Baile Free”, que marca sua estreia solo com um bailão, com black music, house e música eletrônica. Antes de cada show, quem comanda a festa é o DJ Romualdo Braga, às 20h. As oficinas, apresentações circenses e o Ponto de Leitura e Mediação Literária Combiousa serão montados na Praça Orlando Tavares, e acontecem nos dias 27 e 28/07, das 14h às 18h. 

Em Grussaí, em São João da Barra, a programação acontece na unidade Sesc da região. A homenagem a Ziraldo, com exibição dos filmes Menino Maluquinho 1 e 2 continua até dia 25/07 – “O Menino Maluquinho, o filme” (às 14h30, classificação livre) e “O Menino Maluquinho 2 - A Aventura” (às 20h, classificação livre), já em 26/07, será a vez da apresentação do filme “Turma da Mônica Jovem” (às 14h30, classificação etária de 10 anos). No espaço de eventos, às 21h, Ana Carolina se apresenta no sábado (27/07), com os ingressos já esgotados, e Preta Gil, no domingo (28/07). Nos dias 27 e 28/07, às 18h, a fachada de um dos grandiosos monumentos do hotel ganhará a exibição do mapping “Nossa Vibe com VJ Luv”, obra de vídeo que transforma a réplica do icônico Taj Mahal em um convite ao cotidiano brasileiro em uma celebração visual e sensorial do caos e da coletividade. 

Na Galeria da Estação Sesc Grussaí, o público poderá conferir a exposição gratuita “Ribeirar” (27 e 28/07, das 15h às 20h), com abertura no dia 26/07, às 18h. Neste fim de semana, a unidade receberá ainda os espetáculos gratuitos “Circo da Silva apresenta Funil” (27 e 28/07, às 15h), “Fábrica de Nuvem” (27/07, às 16h) e “Se der Corda” (28/07, às 16h) – todos com classificação livre, além das oficinas gratuitas de artes visuais com elementos da natureza (das 10h às 12h - classificação etária de 12 anos), Prensagem de Flores e Folhas (22/07), pintura invisível e tinta de raiz (23/07), caderno de coleta artesanal (24/07), têmpera com pigmento natural (25/07), Frottage e Colagem (26/07), Lanterna de Papel com Flores (27/07) e de Frottage e Aquarela (28/07). E em 27/07, das 09h às 18h, a oficina “Do Enredo a Visualidade, com João Gustavo Melo”, onde os participantes terão a chance de mergulhar no fascinante processo de transformação de histórias em arte visual, explorando desde a concepção do enredo até a materialização das ideias em formas, cores e texturas. A inscrição para esta atividade, que tem classificação etária de 16 anos, deverá ser realizada previamente através do site https://www.sescrio.org.br/noticias/cultura/festival-sesc-de-inverno-confira-as-oficinas-e-inscreva-se/.

Sobre o Festival Sesc de Inverno

A cada edição, o Festival traz um tema para reflexão, que é encontrado na identidade visual e na programação artística. Este ano o conceito do evento celebra a multiplicidade do Brasil, representada pelo acróstico “P-L-U-R-A-L”, que busca resumir em seis outras palavras a diversidade cultural do país: P, de povos, L, de lugares, U, de união, R, de raízes, A, de artes e L, de linguagens.

O conceito é baseado em pilares como o (re)conhecimento das raízes e tradições brasileiras; a conexão das singularidades, hábitos e costumes; a construção da identidade do país; a valorização dos territórios e orgulho de pertencer; a troca de experiências e saberes; a vivência da pluralidade do Brasil em 24 localidades do estado; e, por fim, a celebração da diversidade cultural brasileira.

Esse conceito traduz a essência do festival: um evento para todos os públicos, que valoriza a diversidade cultural e a inclusão, e que está atingindo um número cada vez maior de pessoas, em diversas localidades do estado. O Festival Sesc de Inverno promove a interação entre artistas e público e a reunião de relevantes artistas da cena nacional. A curadoria busca valorizar experiências e práticas culturais atentas a essa pluralidade. A programação completa está no site: https://festivalsescdeinverno.com.br/.

"Em toda e qualquer atividade do Sesc RJ está intrínseca a ideia de inclusão e democracia. Trabalhamos diuturnamente para dar dignidade e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio e também aos mais vulneráveis da nossa sociedade. O tema do Festival de Inverno deste ano traz essa ideia muito claramente, com um adendo: as narrativas hegemônicas precisam ser revertidas para que aqueles que historicamente tiveram papéis de coadjuvantes possam de uma vez por todas se tornarem protagonistas", analisa Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ.

Uma das novidades deste ano é a volta do projeto Boca Suja, no qual poemas de grandes nomes da poesia nacional são impressos em guardanapos e distribuídos durante a programação do Festival. Em 2024, a homenageada é a poetisa e escritora de obras infantojuvenis Roseana Murray, que recentemente se recuperou de um episódio de violência em Saquarema e está pronta para continuar presenteando os leitores com muitas histórias. “Viver é o milagre que nos guia” é uma das frases escritas pela autora em suas redes sociais.

Confira as cidades/localidades que receberão o Festival Sesc de Inverno 2024:

  • Petrópolis
  • Teresópolis
  • Nova Friburgo
  • Itaipava (Petrópolis)
  • Valença
  • Grussaí (São João da Barra)
  • Tanguá
  • Porciúncula
  • Casimiro de Abreu
  • Magé (Piabetá)
  • Sana (Macaé)
  • Búzios
  • Vassouras
  • Barra de São João (Casimiro de Abreu)
  • Três Rios
  • Itaperuna (Raposo)
  • Penedo
  • Cabo Frio
  • Miguel Pereira
  • Silva Jardim
  • Cardoso Moreira
  • Campos do Goytacazes
  • São Gonçalo
  • Rio das Ostras



Fonte: Ascom

Postar um comentário

0 Comentários