News

6/recent/ticker-posts

SJB decreta Situação de Emergência em razão das chuvas

Município teve acúmulo de mais de 260 mm desde sexta-feira, causando diversas ocorrências e prejuízos econômicos e sociais
Divulgação

 São João da Barra decretou Situação de Emergência pelo período de 180 dias, retroativo a 22 de março, em decorrência das fortes chuvas que atingem o município. Desde sexta-feira, 22, até a manhã deste domingo, 24, o acúmulo pluviométrico ficou acima de 260 mm, causando inundações e outros transtornos e com diversas ocorrências em andamento, comprometendo a capacidade de resposta do poder público municipal e gerando prejuízos.

Os problemas causados pela chuva em São João da Barra começaram na madrugada de sábado, com alagamentos de ruas, invasão da água em vias públicas e residências, áreas rurais e pessoas desalojadas. Desde o primeiro momento, a Defesa Civil, com apoio de demais secretarias, vem atuando de forma permanente para atender a população e efetuar ações para minimizar os impactos em todo município.

De acordo com o decreto, as situações de risco, urgência e emergência se encontram em nível de elevado, exigindo estrutura mais complexa de pronta resposta. "Há danos humanos, materiais e ambientais além de prejuízos econômicos e sociais expressivos e que a situação de normalidade precisa ser restabelecida com os recursos mobilizados em nível local e complementados com o aporte de recursos dos demais entes federativos", diz o decreto.

A partir da publicação do decreto, estão mobilizados todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas e autorizada a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos com o objetivo de assistir a população afetada.




Ascom SJB

Postar um comentário

0 Comentários