News

6/recent/ticker-posts

Petrobrás abre licitação para ampliar produção de diesel na refinaria Henrique Lage

 

Reprodução / Divulgação

A Petrobrás lançou, na última segunda-feira (24), uma licitação que promete movimentar o mercado nos próximos meses. A concorrência visa contratar serviços de Revamp (renovação) na Refinaria Henrique Lage (REVAP), localizada no município de São José dos Campos (SP). O objetivo da Petrobrás com as obras é ampliar a capacidade de produção de diesel S-10 na refinaria. A disputa pode ser bastante movimentada, já que a lista de empresas pré-qualificadas para a concorrência é bem extensa – e inclui nomes de companhias tradicionais de engenharia que até pouco tempo estavam de fora das licitações da Petrobrás. As empresas Novonor (antiga Odebrecht), Andrade Gutierrez e UTC Engenharia estão liberadas novamente para disputarem contratos da Petrobrás.

A lista de companhias pré-qualificadas para a disputa é a seguinte: Saipem, Geogas, Tridimensional, Heftos Óleo e Gás, Andrade Gutierrez, Hyundai Engineering CO., Alfredo A. Possebon Filho & CIA., GE Power & Water, Tenenge, Técnicas Reunidas, UTC Internacional Engenharia, MIP Engenharia, Conenge-SC, Enfil SA., Norteng, Estrutural Serviços Industriais, Construcap, Sisnergy, OECI, Ferrostaal, Consag, Toyo Engineering, PowerChina, Duro Felguera, Empresa Construtora Brasil, Quality Welding Serviços, Engecampo, Toyo Setal, Tecnimont, Siemens Energy e Hyundai Engineering & Construcion CO. A abertura dos envelopes com as propostas das licitantes está marcada para o dia 23 de outubro. A documentação completa da licitação (7004105921) está disponível no site da Petronect.

O novo contrato de serviços na REVAP inclui o fornecimento de bens e a prestação de serviços na Unidade de Hidrotratamento de Diesel U-272D da refinaria. A lista de atividades inclui elaboração de projeto executivo, demolições e desmontagens, construção civil, montagem eletromecânica com fornecimento de bens, assistência técnica, comissionamento e operação assistida para o projeto. A obra na U-272D tem como objetivo adaptar a unidade para produzir óleo diesel com 10 ppm de enxofre (diesel S10), mantendo a capacidade de projeto, por meio de seleção da qualidade da carga e condições de operação específicas.

Em novembro do ano passado, a Petrobrás anunciou que faria um investimento de R$ 260 milhões para ampliar a produção de diesel S-10 da REVAP. Na época, a empresa previu que as obras de adequação da unidade estariam concluídas no segundo semestre de 2025. Com o investimento, a refinaria passará a ter  duas unidades de produção de diesel S-10, o que permitirá praticamente dobrar o fornecimento do combustível, passando dos atuais 44 mil barris por dia para 85 mil barris por dia.

O diesel S-10 produzido na Revap abastece principalmente a região do Vale do Paraíba. Parte da produção é enviada à Replan, em Campinas, de onde é direcionada a outros polos do país.





Fonte: Petronotícias

Postar um comentário

0 Comentários