Projeto Turístico Trem Rio-Minas: O maior projeto de turismo ferroviário do Estado do Rio de Janeiro.
Para quem achava que não iria vingar: o trem turístico ligando Minas ao Rio começa a funcionar no primeiro semestre de 2023.
O projeto recebeu o aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para operar com um trajeto de 37 km, saindo da cidade de Três Rios, no Rio de Janeiro, e passando por Chiador, em Minas, finalizando a viagem em Sapucaia, no estado fluminense. O projeto leva a assinatura da ONG Amigos do Trem, prefeituras e empresários.
Serão realizadas, no início, duas viagens por dia, uma de manhã e outra à tarde, aos sábados, domingos e feriados. O trajeto deve durar entre 2h e 2h30. O trem terá quatro locomotivas, 15 carros de passageiros, um vagão-restaurante e capacidade para 873 pessoas.
O projeto já vinha sendo idealizado desde 2016, mas as obras de reforma e manutenção dos trilhos só começaram no dia 27 de junho deste ano.
Revitalização da malha ferroviária
Teve início na manhã de terça-feira, 18/10, no Bairro São João, parte da revitalização da malha ferroviária para recebimento do projeto. As obras são coordenadas e executadas pela Empresa VLI (FCA – Ferrovia Centro Atlântica, concessionária da ferrovia).
As obras, previstas para serem encerradas em janeiro de 2023, seguirão por todo o percurso que liga os Municípios de Três Rios, Chiador e Sapucaia, que irão receber o projeto inicialmente.
O Projeto Turístico Trem Rio-Minas é idealizado pela Ong Amigos do Trem. As obras de Superestrutura e Infraestrutura estão sendo executadas pela FCA e pela Prumo Engenharia.
Fonte. Les Partisans / Tribuna de Petropolis / Ong Amigos do Trem
0 Comentários