News

6/recent/ticker-posts

Terminal Portuário de Macaé tem todas as Licenças para início das obras

Finalmente as obras poderão ser iniciadas, com significativa oferta de mão de obra para toda a região
Reprodução

 O Terminal Portuário de Macaé  que será instalado no bairro São José do Barreto, deu um grande passo depois da aprovação do Relatório de Impacto Ambiental em audiência pública realizada em 2014. A Comissão Estadual de Controle Ambiental – CECA, aprovou por unanimidade a Licença de Instalação do TEPOR – Terminal Portuário de Macaé,  que permitirá o início das obras do porto para a indústria nacional de petróleo e gás. 

Em  novembro de 2019 ele já havia conseguida  a sua Licença Prévia, que aprovou os estudos ambientais e as medidas de prevenção a serem adotadas na implementação do empreendimento. Já a Licença de Instalação aprovou as técnica e práticas que serão utilizadas nas fases de planejamento e execução de obras, pré-testes e comissionamento, operação e manutenção e finalmente no futuro o descomissionamento. Com a concessão desta licença as obras já poderão ser iniciadas, logo após a assinatura dos contratos de financiamento do empreendimento.

O Tepor engloba o projeto do porto que será dividido em dois terminais. O primeiro será voltado à movimentação de petróleo, com dois berços para atracagem, comTEPOR-300x168 calado de 27 metros de profundidade. Ele terá capacidade para atender navios ULCC (Ultra Large Crude Carrier) e será interligado por dutos ao polo de armazenagem na retroária do Tepor que terá capacidade de bombeamento de dois milhões de barris de petróleo por dia. Já o segundo terminal, direcionado à movimentação de líquidos e de apoio offshore, será interligado à terra por uma ponte de quatro quilômetros de extensão. Com potencial para operações ship to ship (navio para navio), o terminal, com calado de 16 metros de profundidade, também será interligado por dutos ao polo de armazenagem da retroária do Tepor. 

O projeto conta ainda com uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), que será diretamente interligada ao terminal de operações de líquido e de logística. Situado na retroária, esse polo estará interligado a uma área de expansão de atividades industriais. A expectativa no meio empresarial é de otimismo que enxerga no empreendimento a oportunidade de gerar empregos e, também, de fortalecer a economia.

Isso significa novos empregos e desenvolvimento para Macaé e um grande incentivo à indústria e comércio de toda a região do Norte Fluminense, atraindo muitas empresas e muitos negócios. Para lembrar, o Terminal Portuário de Macaé é um projeto da década de 2000. Apesar de sua grande importância para o município, principalmente quando a Bacia de Campos se tornou o maior produtor de petróleo do país. Em razão das muitas crises ocorridas durante esse tempo, notadamente depois da Operação Lava Jato,  o projeto TEPOR acabou sofrendo algumas alterações.  Depois da oposição de alguns ambientalistas,  marchas e contramarchas,  enfrentando a burocrática máquina pública, finalmente as obras poderão ser iniciadas, com significativa oferta de mão de obra para toda a região.







Fonte: Petronotícias

Postar um comentário

0 Comentários