News

6/recent/ticker-posts

Gato Maracajá é atropelado na RJ-216 na chegada do Farol, Baixada Campista

  A equipe de guarda-parques foi acionada por um morador que passava pelo local

Foto: Divulgação

Uma riqueza para a fauna do Farol de São Thomé! Na noite desta sexta-feira 15, a equipe do Parque Estadual da Lagoa do Açu - Pelag, recebeu um chamado incomum, por volta das 22h. Um gato maracajá  (leopardus wiedii) foi atropelado próximo a estação da Enel, na RJ-216, chegada da praia campista, na Baixada.

De acordo com a equipe, o Maracajá, provavelmente, é um dos poucos existentes no Pelag. O animal foi recolhido e colocado no freezer para ser taxidermizado, em parceria com a equipe da UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. 

No Parque, fotógrafos e guarda-parques ainda não haviam conseguido fotografar o animal, porém, registraram visualmente este que é um elemento de grandiosa importância para a fauna da Região do Farol.

A equipe de guarda-parques foi acionada por um morador que passava pelo local, mostrando a interação e a importância do trabalho em registro e buscar formas de conservar esses animais.

PELAG

O Parque Estadual da Lagoa do Açu, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente - INEA, possui uma área total aproximada de 8.251,45 hectares, indo do Farol de São Thomé até a Barra do Açu, mais do que o dobro do Parque Nacional da Tijuca, no Rio. 

Localizado nos municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra o Parque Estadual da Lagoa do Açu abriga um enorme banhado, o Banhado da Boa Vista e uma lagoa, importantes áreas de restinga e uma extensa faixa de praia, local de desova de tartarugas marinhas. 

A região ainda é local de pouso e nidificação de aves migratórias e abriga uma grande variedade de espécies ameaçadas de extinção. Além do Ouriço-cacheiro e do Tamanduá-mirim, o parque abriga também o Cachorro-do-mato, entre outros mamíferos, além de mais de 200 espécies de aves já registradas e fotografadas pelos guarda-parques.

Postar um comentário

0 Comentários