News

6/recent/ticker-posts

Após sair do Farol embarcação naufraga na Praia de Itapebussus, em Rio das Ostras

Após confirmação de que não havia mais pessoas no barco, as buscas foram encerradas às 13h50. 

Os pescadores eram de Niterói e estavam a uma semana pescando em alto-mar. 

Foto: Facebook Barcos e Traineiras de Pesca

Uma embarcação, tipo traineira, denominada como Cabral I, naufragou na manhã desta segunda-feira (1º) em Rio das Ostras, no interior do Rio, após sair da praia do Farol de São Thomé, em Campos, onde estava ancorada, neste domingo 31, com destino a Cabo Frio. Pelo menos três pessoas morreram, segundo informações dos bombeiros. Até a última atualização desta matéria, 10 vítimas foram resgatadas e encaminhadas com vida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rio das Ostras

O acidente aconteceu próximo à Praia de Itapebussus. A traineira, com 13 pescadores, teria se chocado com uma pedra e submergido a 1,5 Km da costa. Os bombeiros foram acionados às 7h. Mais de 40 militares dos quartéis de Rio das Ostras, Macaé, Campos dos Goytacazes, Cabo Frio e do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) foram mobilizados, com apoio de motos aquáticas, botes e quadriciclos. O mar agitado e o tempo chuvoso dificultaram o trabalho dos mergulhadores.

Após confirmação de que não havia mais pessoas no barco, as buscas foram encerradas às 13h50. Os pescadores eram de Niterói e estavam a uma semana pescando em alto-mar. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, das dez pessoas resgatadas, oito já receberam alta e estão em uma pousada em Rio das Ostras. Outros dois tripulantes, entre eles um idoso de 75 anos, permanecem internados em observação, com estado de saúde estável.

Foto: Reprodução | O Dia

Os três corpos foram encaminhados para o IML de Macaé. De acordo com o IML, as vítimas foram identificadas como Fabiano Maurillo Medeiros, de 40 anos, natural de São João de Meriti (RJ); Emerson João Cousillas Prestes, de 42 anos, natural de Jaguarão, no Rio Grande do Sul; e Roberto Conceição, de 67 anos, natural de Paraty (RJ), mas morador de São Paulo.

Os socorridos com vida são: Capitão Thiago Ramos da Cunha, Douglas Eduardo Nunes, Marcos dos Santos Araújo, Lucas Ramos da Cunha , Antônio Lisboa Amâncio, André Ruis, Claudio Ramalho dos Santos , Jeferson Durance, Emanuel Durance e Erasmo Jonas..

Itapebussus fica em uma área de preservação ambiental em Rio das Ostras, para chegar ao local é preciso realizar uma trilha de 30 minutos, a pé.


Em nota, a Marinha do Brasil informou que um inquérito administrativo já foi instaurado para apurar as causas do acidente.

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 1° Distrito Naval, informa que a Capitania dos Portos de Macaé (CPM) tomou conhecimento, na madrugada desta segunda-feira, do naufrágio da embarcação de pesca “Cabral 1”, com 13 tripulantes, em Rio das Ostras (RJ).

Após tomar ciência do ocorrido, a CPM encaminhou uma lancha com a equipe de Busca e Salvamento (SAR) para prestar socorro, permanecendo no local até o presente momento para realizar buscas. 

A MB lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares das vítimas, permanecendo à disposição para apoios necessários.

A Marinha informa, ainda, que um inquérito administrativo foi instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. Concluído o inquérito e cumpridas as formalidades legais, o mesmo será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação e dará vista à Procuradoria Especial da Marinha, para que adote as medidas previstas no Art. 42 da Lei nº 2.180/54.

Cabe destacar que a Marinha incentiva e considera importante a participação da comunidade, que pode ser feita pelos telefones 185 (número para emergências marítimas e pedidos de auxílio) e (22) 2772-1889 (diretamente com a CPM, para outros assuntos, inclusive denúncias). 








Com informações do G1 | O Dia

Postar um comentário

0 Comentários