News

6/recent/ticker-posts

Vazamento e explosão de gasoduto submarino provoca um dos maiores incêndios offshore na costa do México

 

Foto: Reprodução

Um vazamento de gás de um duto submarino provocou um grande volume de chamas em pleno mar, a oeste da península mexicana de Yucatán. 

As chamas começaram às 5h15, de sexta (2), a 150 metros da plataforma satélite KU-C, no campo de Ku Maloob Zaap. Não houve feridos durante o incidente. A Pemex disse ainda que a produção do projeto não foi afetada em virtude do incidente.

A área de Ku Maloob Zaap é o maior produtora de petróleo bruto da Pemex, respondendo por mais de 40% de sua produção diária – que totaliza quase 1,7 milhão de barris. 

A petroleira mexicana Pemex conseguiu apagar o incêndio quase seis  horas depois com a ajuda de três navios de combate a incêndio. A estatal explicou em nota que, após o fechamento das válvulas de interligação dos dutos, o problema  foi sanado por volta das 10h45 da manhã de sexta ( 2) e as condições normais de operação foram restauradas. Os funcionários da Plataforma não foram  feridos e nem deixaram a plataforma.

Segundo um relatório da empresa, o complexo produzia 726 mil bpd de óleo no momento do  incidente. Isso representa mais de 40% da produção diária de 1,68 milhão de barris (bpd) de petróleo da Pemex. A empresa mexicana, que tem um longo histórico de acidentes industriais, disse no comunicado que um vazamento de gás foi registrado no gasoduto submarino de 12 polegadas, mas não explicou quais seriam as razões para o incidente. O relatório interno observou que fortes chuvas e uma tempestade danificaram algumas instalações da KMZ e levaram ao fechamento de uma linha de oleoduto de 24 polegadas entre duas plataformas, uma delas um centro de processamento que saiu de operação. A Pemex garantiu que fará uma análise para encontrar as causas do incidente.





Fonte: Petronotícias

Postar um comentário

0 Comentários