News

6/recent/ticker-posts

Nova onda de frio avança a partir desta segunda

 Frente fria chega inicialmente pelo Sul do país, atingindo Sudeste e Centro-Oeste a partir de terça-feira.

Divulgação

Julho se despede com frio muito intenso em vários estados do Brasil, temperaturas negativas, muita geada e novamente a chance de neve, e por mais de um dia consecutivo. Tudo isso é consequência de uma grande e forte frente fria que avança sobre o país na última semana de julho de 2021, que virá associada a uma massa de ar frio de origem polar  muito forte, possivelmente a mais forte deste ano até agora.

A partir desta segunda-feira (26), as temperaturas voltam a cair em uma nova onda de frio. A frente fria chega inicialmente pelo Sul do país, atingindo Sudeste e Centro-Oeste no decorrer dos dias. Segundo o Climatempo, durante os dias 28 e 29 de julho, a frente fria avança sobre os estados do Sudeste e do Centro-Oeste, mas a chuva será em poucas áreas de alguns estados. O ar frio de origem polar entra mais forte sobre o Brasil causando queda de temperatura mais intensa no Sul.

"Por enquanto, a gente está sob a atuação de uma massa de ar quente e seco, não tem chuva nenhuma acontecendo em boa parte do país. A chuva ainda está concentrada em áreas do Norte do Nordeste e da região Norte", explicou a meteorologista Daniela Freitas, do Climatempo.

"O que acontece é que entre o finalzinho do domingo e o início da segunda-feira a gente tem uma nova frente fria se formando na costa da Argentina e deve avançar ao longo dos próximos dias pela região Sul, Sudeste e Centro-Oeste provocando chuva em alguns pontos e queda na temperatura", completou.

Ainda segundo Freitas, a frente fria começa a avançar na segunda-feira principalmente no Rio Grande do Sul. A partir de terça-feira (27), Santa Catarina, Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e extremo-sul de São Paulo também passam a sentir a mudança no tempo, com chance de chuva.

Quando será o pico do frio?

Para a maioria das áreas do Brasil que serão influenciadas por esta forte massa de ar de origem polar, o pico do frio acontece nos dias 29 e 30 de julho, quinta e sexta-feira, quando se espera as mais baixas temperaturas no país, dentro dos dias de atuação desta onda de frio.

Risco de morte de pessoas

Segundo o Clima Tempo, o resfriamento sobre os estados da Região Sul, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul, em áreas do centro-sul do Rio De Janeiro, centro-sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, sul de Goiás, sul e oeste de Mato Grosso será intenso nos últimos dias de julho de 2021. Além da baixa temperatura, a sensação térmica de frio será aumentada pela ação de ventos moderados.

A sequência de dias gelados poderá causar, direta ou indiretamente, a morte de pessoas em situação vulnerável e de moradores de rua, quer por hipotermia ou uso de aquecedores inadequados, fogareiros, pequenas fogueiras à base de algum combustível. Atenção especial com as pessoas idosas e crianças.

Tempo em Campos dos Goytacazes - RJ

Entre segunda 26 e quarta-feira 28, a máxima em Campos ficará entre 28º e 31º com mínima entre 14º e 16º, de acordo com o Clima Tempo. 

Já entre quinta 29 e sábado 31, a máxima é de 23º com mínima entre 13º e 15º. Com chuva na quinta a qualquer hora.







Redação, com informações do G1 e Clima Tempo

Postar um comentário

0 Comentários