News

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

test banner

Centro de Referência disponibiliza vacina contra HPV para mulheres de até 45 anos

 

Foto: Divulgação

Desde março deste ano, por determinação do Ministério da Saúde, mulheres imunossuprimidas na faixa etária de 45 anos, 11 meses e 29 dias têm direito a receber a vacina papilomavírus humano, conhecida como HPV. Os imunossuprimidos são aqueles acometidos por HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos. Em Campos, essas mulheres são atendidas no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), que funciona na Secretaria de Saúde, das 8h às 17h. A vacina é eficaz na prevenção contra o câncer do colo do útero e outras doenças.

No Crie, segundo a enfermeira chefe da unidade, Anna Carolina Rangel, a vacina contra o HPV é disponibilizada também para crianças e adultos de ambos os sexos, com idade de 9 a 26 anos, desde que sejam imunossuprimidos. Para receber a vacina, a pessoa necessita apresentar um laudo médico comprovando a doença, além de um documento de identificação, comprovante de residência e o cartão de vacina. São, ao todo, três doses em intervalos de dois meses, entre a primeira e segunda, e a terceira dose seis meses após a primeira aplicação.

A vacina contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos com esquema de duas doses, num intervalo de seis meses, é ofertada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e integra o calendário de rotina. Desde janeiro deste ano, 1.865 meninas e meninos foram imunizados com a 1ª e 2ª doses da vacina no município.






Subcom Campos

Postar um comentário

0 Comentários