News

6/recent/ticker-posts

Gabinete de Crise não vê necessidade de lockdown total aos finais de semana em Campos

Reunião do Gabinete de Crise / Genilson Pessanha - Reprodução

 Diante dos dados que mostram uma queda na curva de infecção da Covid-19 em Campos, o Gabinete de Crise de Combate à doença descartou, a princípio, um lockdown total aos finais de semana no município. O Gabinete se reuniu nesta sexta-feira (16) para discutir o atual cenário da pandemia no município e o subsecretário de Saúde, Paulo Hirano, que conduziu a reunião, destacou que o decreto ainda está em construção, mas adiantou que não vê necessidade da suspensão total das atividades aos finais de semana. O decreto com as novas medidas e possíveis flexibilizações deverá ser publicado ainda nesta sexta-feira.


Acompanhe ao vivo a reunião do Gabinete de Crise de Combate à Covid-19 em Campos

"O decreto está em construção, ainda terá uma nova reunião nesta sexta para definir todas as medidas, mas em princípio, diante dos dados científicos, não vejo necessidade de fechamento total aos finais de semana", disse Paulo Hirano ao responder uma pergunta do presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Leonardo Abreu.


Apesar dos resultados positivos, Paulo Hirano destacou a importância de manter os cuidados necessários, como o uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização das mãos. "É preciso entender que todas as medidas tomadas pelo grupo gestor da Covid são baseadas em evidências científicas e modelos matemáticos de projeção. Os dados mostram que realmente estamos numa curva descendente e teremos nas próximas duas semanas uma manutenção muito provavelmente da queda, desde que a sociedade entenda a sua responsabilidade de manter essas medidas. No momento em que o poder público flexibiliza, não quer dizer que liberou geral. É muito importante que se mantenham as medidas preventivas", afirmou. 


Os dados foram apresentados pelo subscretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury. "Apesar dos casos estarem reduzindo aos poucos e das pessoas estarem se vacinando, a gente tem que entender que a guerra contra a Covid-19 não acabou e a pandemia vai mostrar agora sua face mais traiçoeira, que é pegar as pessoas jovens, que são aquelas que estão mais nas ruas e muitas com comportamentos indevidos", destacou.


Na análise dos dados da evolução do coronavírus em Campos nessa semana, o infectoligista Charbell Kury chegou a conclusão que o platô da Covid-19, que corresponde a uma estabilização no número de novos casos confirmados da doença, se mantém com descida lenta nas próximas semanas; há pacientes jovens com maior morbidade e mortalidade; há necessidade de fortalecer o atendimento e testagem descentralizada nas unidades básicas de saúde; e as ações esseciais são o distanciamento social e a vacinação. Sobre a vacinação, Charbell informou que novas doses neste final de semana. 


O nosso escore geral chegou ao pico e agora mostra sinais de queda para os próximos dias. Então os próximos passos seriam continuar o ritmo de flexibilizações, conforme a gente tem conversado com todo o empresariado; trabalhar essa flexibilização com responsabilidade; medidas de mitigação devem ser mantidas, dentre elas o distanciamento social; aceleração vacinal; e testagem e atendimento descentralizado — informou Charbell.











Fonte: Folha 1

Postar um comentário

0 Comentários