News

6/recent/ticker-posts

Dia do Nutricionista: Professora dá dicas de alimentação saudável para fortalecer imunidade na pandemia

Especialista elenca alimentos que podem ser consumidos para melhorar as chances de defesa do organismo
Neste período de pandemia, em que “prevenção” é a palavra-chave para impedir a disseminação do coronavírus, é natural que a preocupação com a saúde aumente, principalmente para pessoas que integram os chamados grupos de risco. É importante lembrar nesta segunda-feira (31), em que é celebrado o Dia do Nutricionista, a importância da alimentação como aliado no combate ao Covid-19.

Idosos, diabéticos, hipertensos e portadores de insuficiência cardíaca, renal ou doença respiratória crônica são mais suscetíveis ao vírus e, por isso, necessitam fortalecer o sistema imunológico. Segundo especialistas, uma alimentação saudável, embora não seja suficiente para combater a doença, tem um importante papel no aumento da imunidade, ampliando assim as chances de defesa do organismo.

Danielle Miron, coordenadora do curso de Nutrição da Uniderp,  ressalta a importância de fazer uma dieta à base de alimentos fonte de vitamina C. “Goiaba, laranja, acerola, kiwi e limão. O consumo de boas fontes de proteínas, como ovos, frango e carnes magras, também é recomendado, além de alimentos com fibras e probióticos, que ajudam no trato do intestino, local onde encontram-se a maior parte das células do sistema imunológico” explica.

As oleaginosas como castanhas, amendoins e nozes, de acordo com a especialista, também são recomendadas, pois contém zinco e selênio, que são antioxidantes e, consequentemente, fortalecem o sistema imunológico. O consumo de saladas, legumes e vegetais, que oferecem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, também são dicas importantes.

Além da alimentação, Danielle chama atenção para a qualidade do sono, que afeta diretamente a imunidade. “É necessário dormir bem e reduzir os níveis de estresse para melhorar a imunidade. Há opções interessantes de chás que podem ajudar a relaxar, como camomila, cidreira e erva doce”, completa a professora.








Midiamax

Postar um comentário

0 Comentários