Detran do Rio retoma dez serviços a partir desta segunda-feira - CMN - Campos Magazine News

News

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Detran do Rio retoma dez serviços a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira, dia 6, o Detran RJ  retoma dez atividades paralisadas devido à pandemia do novo coronavírus. Agora, 20 postos do estado passam a oferecer atendimentos como a primeira licença e a troca de placa no modelo drive thru, sem precisar sair do veículo. 

O público deve estar atento às novas regras e aos serviços que necessitam de agendamento pelo site ou pelo telefone. Outra novidade é para os motoristas que solicitaram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) antes da pandemia. Mais quatro postos estão abertos para a entrega do documento.

As vagas são limitadas. Para evitar aglomerações, recomenda-se que os motoristas não compareçam aos postos acompanhados (quando possível). 

O uso de máscara é obrigatório. 

A oferta de serviços e vagas é ajustada a cada etapa do plano de retomada das atividades, com previsão de ampliação. O órgão reforça que a suspensão e a prorrogação de  prazos foram realizados para evitar uma corrida aos postos.

Veja a relação de serviços disponíveis

Atendimento com agendamento prévio pelo site ou teleatendimento
  •  Licenciamento anual
  •  Primeira licença
  •  Mudança para placa Mercosul
  • Baixa e inclusão de alienação
  • Mudança de cor
  • Alteração de característica
  • Troca de categoria
  • Alteração de nome/razão social
  • Transformação de combustível

Sem agendamento prévio
  • Troca de placa

Comunicação de venda

O licenciamento anual e a comunicação de venda podem ser feitos em 20 postos no modelo drive thru, na sede do departamento no Centro do Rio e nas unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias. Os demais serviços são realizados exclusivamente nos postos drivre thru.

Vistoria

Em razão da pandemia, foi suspensa a exigência de vistoria para o licenciamento anual de 2020 dos veículos de carga, de transporte coletivo de passageiros, transporte escolar, e veículos rodoviários de passageiros. Por isso, nenhum veículo do Estado do Rio de Janeiro passará pelo procedimento de vistoria no serviço de licenciamento anual nesse período.

As exceções são para os serviços de segunda via do CRV (Certificado de Registro do Veículo) e para trocas de propriedade, transferências de jurisdição (mudança no registro do estado) e de município, casos em que a vistoria continua obrigatória para todos os tipos de veículos.

Carteira de identidade

A entrega dos documentos de identidade solicitados antes da pandemia não precisa de agendamento e está disponível em todos os postos de Identificação Civil da capital fluminense e dos outros 26 municípios. As exceções são os shoppings que ainda não estão abertos. Nas unidades do Rio Poupa Tempo (Bangu, Duque de Caxias e São João de Meriti) é necessário agendamento pelo site ou pelo telefone, para a primeira e segunda via do documento.

Entrega de CNH

A Carteira Nacional de Habilitação emitida antes da pandemia agora passa a ser entregue também nas unidades Cittá América (Barra da Tijuca), Três Rios e Niterói (Fonseca), isto para os pedidos feitos nestes postos. Já as emitidas no 15º Ofício de Notas – Cartório Ouvidor serão entregues na sede do departamento, no Centro do Rio (Avenida Presidente Vargas 817). Ao todo estão em funcionamento 17 unidades, incluind os postos do Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias.

Quem deu entrada em um posto que ainda se encontra fechado precisa aguardar a reabertura.

Habilitação

A segunda via da CNH tem serviço disponível  nas unidades do Rio Poupa Tempo (Bangu, Duque de Caxias e São João de Meriti), com agendamento pelo site ou pelo telefone, e na sede no Centro, somente por telefone.

Teleatendimento

Funciona das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Pelos telefones 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042.





O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário