Cartão Nubank pode ser cancelado para quem usa esses truques no pagamento da fatura - CMN - Campos Magazine News

News

sábado, 25 de julho de 2020

Cartão Nubank pode ser cancelado para quem usa esses truques no pagamento da fatura

Práticas vão na contramão do contrato acordado entre banco e cliente, informou a fintech.
Por meio das carteiras digitais o cliente cadastra um cartão de crédito que pode ser utilizado para realizar pagamentos via QR code em lojas físicas, recarregar o celular, pagar por serviços de aplicativo e inclusive quitar boletos. A ferramenta foi criada com apenas um único objetivo: revolucionar as formas de pagamento.

Porém, apesar de as inovações serem positivas (em sua grande maioria) muitos clientes têm utilizado de má-fé para burlar os sistemas de pagamento em serviços bancários. Um desses casos envole o Nubank  – fintech brasileira que oferece inúmeras possibilidades de controle financeiro aos seus usuários.

Fraudes no pagamento da fatura Nubank

Recentemente, a empresa constatou que usuários têm cadastrado o roxinho (apelido dado ao cartão de crédito do Nubank) em carteiras digitais para adiar o pagamento da fatura, evitando a cobrança de juros por atraso. Isso se dá por meio de carteiras digitais, como Mercado Pago, PicPay ou RecargaPay. Nelas, o cliente utiliza das funcionalidades da ferramenta para quitar o boleto com o próprio limite do cartão de crédito.

Dessa forma, ao realizar o pagamento da fatura por meio de carteira digital, o usuário basicamente adia o valor para o mês seguinte sem incorrer a cobrança de juros. Além disso, o recurso também permite depositar dinheiro na conta do Nubank, por meio de boleto, utilizando o limite do cartão. Para isso, o cliente realiza o pagamento por outro aplicativo usando o crédito do Nubank. Em seguida, é feita a transferência para a conta, sem juros.

Nubank alerta os usuários

Com o aumento no número de casos relacionados à fraude digital, o Nubank alerta aos usuários que praticam tal ato de que o cartão pode ser cancelado se comprovada a utilização indevida: “O uso do cartão para pagamento da própria fatura ou para depósitos na conta do Nubank poderá ser considerado indevido e poderá acarretar no bloqueio ou cancelamento do cartão”.

A fintech ainda acrescenta que esse tipo de situação pode ser caracterizada como desrespeito ao contrato acordado entre banco e cliente. Com base nisso, a instituição pode fazer o cancelamento “a qualquer momento e sem a necessidade de especificar o motivo”. Caso isso ocorra, o cliente será notificado com 5 dias de antecedência.

É importante reforçar que o Nubank não é contra o uso de carteiras digitais, mas sugere que sua utilização tenha outros fins, como para pagamentos de contas de consumo, a exemplo: boletos de água, luz e telefone, são algumas sugestões de bom uso do sistema.

O comunicado foi emitido pelo Nubank com o objetivo de evitar problemas e proteger o orçamento financeiro de seus usuários. É entendido que esse tipo de truque compromete o modelo de negócios da empresa. Isso acontece porque permite adiar a fatura sem pagar juros de crédito rotativo, que variam entre 2,75% e 14% ao mês, dependendo do cliente.

O Nubank sugere como alternativa para quem está com dificuldade em quitar a fatura, o empréstimo a uma taxa média de 4,13% ao mês para clientes que possuem a conta do Nubank. A alternativa gera menos risco de inadimplência e promove a relação de bem-estar entre consumidor e empresa.


 

Edital Concursos Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário