News

6/recent/ticker-posts

Pesquisa do Ministério da Saúde com testes em Campos nesta semana

A coleta de dados será feita nos domicílios pelos profissionais do Ibope. Durante a visita será aplicado um questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas de Covid-19 nos últimos 30 dias.
 Foto: Jean Barreto
Entre os dias 4 e 6 de junho, Campos participa da segunda fase do mapeamento do Ibope Inteligência, que visa estimar o real número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Brasil. Os testes fazem parte de estudo do Ibope coordenado pelo Centro de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). As equipes vão realizar o trabalho de porta em porta e todos os envolvidos na pesquisa já foram testados. Na terça (02) a secretária de Saúde, Cintia Ferrini e a diretora de Vigilância em Saúde, Andreya Moreira, se reuniram com os representantes do Ibope Inteligência que farão a pesquisa no município.

A coleta de dados será feita nos domicílios pelos profissionais do Ibope. Em cada residência, é escolhido um morador para participar do inquérito. Durante a visita será aplicado um questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas de Covid-19 nos últimos 30 dias, além da realização de um teste sanguíneo rápido que utiliza metodologia por punção digital.

De acordo com Cintia Ferrini, "caso algum morador apresente resultado positivo para o coronavírus, todos os moradores da residência serão testados e a Secretaria Municipal de Saúde será informada para os cuidados e protocolos necessários", pontuou. As medidas de segurança biológica também estão sendo adotadas, garantindo a proteção dos entrevistados e integrantes das equipes de campo que atuam na coleta dos dados e do material.

A Vigilância em Saúde destaca que o objetivo é medir o nível de imunização da população ao coronavírus. Os testes estão sendo coletados em 133 cidades brasileiras. A expectativa é testar cerca de 33 mil pessoas em cada etapa, sendo 250 pessoas em cada município selecionado. Ao todo, cerca de 100 mil pessoas devem ser testadas em todo o país.

- A pesquisa foi contratada pelo Ministério da Saúde para termos informações mais detalhadas sobre a situação de casos, ampliando cada vez mais o conhecimento sobre a doença. Por isso, a importância desta pesquisa - destacou a diretora de Vigilância em Saúde, Andreya Moreira. 

Em todo o país, o Governo Federal disponibilizou 150 mil testes rápidos que detectam a presença de anticorpos IgM (de infecção mais recente) e IgG (de infecção mais antiga) para o novo coronavírus, a partir de amostras de sangue. Com os resultados do estudo, será possível criar estratégias mais precisas para o combate da pandemia, além de ações e programas de prevenção.

Em caso de dúvidas basta ligar para 0800 800 5000 ou enviar um e-mail para pesquisa.covid-19@ibopeinteligencia.com




Supcom

Postar um comentário

0 Comentários