News

6/recent/ticker-posts

Casos confirmados da Covid-19 chegam a mais de mil em Macaé

Levantamento divulgado pela Prefeitura nesta quarta (3) confirma mais dois óbitos causados pela doença no município. Agora são 37 mortes pelo novo coronavírus.

Macaé (RJ) ultrapassou a marca de mil pessoas infectadas pela Covid-19 nesta quarta-feira (3). De acordo com o boletim epidemiológico municipal, a cidade tem agora 1.008 casos confirmados, 72 a mais do que o informado na terça-feira (2), e registrou mais dois óbitos. Agora são 37 mortes causadas pelo novo coronavírus.

De acordo com o governo municipal, os dois novos óbitos são de pacientes homens, com 59 e 70 anos, ambos com comorbidades.

Macaé tem, atualmente, 44 leitos de UTI na rede pública destinados a tratamento de pacientes com sintomas graves da Covid-19. Destes, 27 (61%) estão ocupados.

Perfil dos infectados

Em um novo formato, o boletim agora traz informações mais detalhadas sobre o perfil dos infectados pela doença na cidade, entre elas a faixa etária de maior incidência e os sintomas mais apresentados.

Em Macaé, há mais casos de Covid-19 em pessoas com idade entre 30 a 49 anos (56% do total) e, dos casos confirmados de coronavírus no município, 51% são homens.

Em relação a mortes, o percentual é de 53% de pessoas do sexo feminino e 47% do sexo masculino, segundo levantamento. A faixa etária mais atingida por óbitos continua sendo acima dos 80 anos.

Ainda de acordo com a pesquisa, os principais sintomas apresentados pelos pacientes, por ordem de identificação, são: tosse, febre, desconforto respiratório, dor de garganta, dispneia (falta de ar) e nível de saturação de oxigênio inferior a 95%.

Já as maiores comorbidades (doenças que predispõem ao desenvolvimento de outras) são doença cardiovascular, diabetes, pneumopatia crônica (doença que afeta os pulmões), asma, obesidade, imunodeficiência (incapacidade do sistema imunológico de estabelecer uma imunidade efetiva) e doença renal crônica.

O documento foi baseado em informações do Sistema de Informações de Vigilância Epidemiológica (Sivep) e do Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus (CTC), que funciona em Macaé desde o dia 18 de março - com atendimento 24 horas no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, no Centro.

Dos 1.008 pacientes com a Covid-19, 643 estão recuperados da doença.

O Centro de Triagem de Macaé fica na Rua Tenente Coronel Amado, 225, no Centro. Os telefones são (22) 2796-1015 e 2796-1344.

Macaé em estado de atenção

De acordo com dados divulgados pela Prefeitura, o coeficiente de incidência do novo coronavírus em Macaé chegou a 2.727, o mesmo registrado no estado do Rio e que leva o município ao estado de atenção, de acordo com o protocolo seguido pelo Ministério da Saúde.

O coeficiente de incidência da Covid-19 no Brasil é de 2.437 para grupo de um milhão de habitantes.

Apesar do estado alarmante em que vive o município, a Prefeitura vê com otimismo os números sobre a doença na cidade.

"Como começamos a testar um número maior de pessoas, tivemos um aumento expressivo no número de casos. [...] Felizmente podemos ver que o número real de total de casos confirmados ficou abaixo das previsões feitas pelo modelo mais otimista. Esse pode ser um bom indicativo de que as medidas de isolamento tem funcionado e podem estar começando a levar para um achatamento da curva", afirma boletim municipal.

Uma pesquisa realizada pela UFRJ de Macaé, analisou os casos de infecção acumulados na cidade e estimou que Macaé registraria mais de mil casos da Covid-19 antes do final de maio.




G1

Postar um comentário

0 Comentários