News

6/recent/ticker-posts

Tratamento inadequado de varizes pode trazer riscos à saúde

Buscar um especialista ao tratar as varizes é fundamental para evitar complicações sérias, como trombose, infecções, manchas e até embolia pulmonar

Quando viajamos de ônibus, temos confiança na empresa e, claro, no motorista que vai nos levar. Ele tem a habilitação necessária, experiência e formação para conduzir o veículo. Assim também é com avião. O piloto tem toda uma formação e número de horas de voo antes de nos transportar.

Na Medicina não é diferente. Durante muitos anos, estudamos anatomia, fisiologia e diversas matérias. Depois de formados, fazemos quatro anos de pós-graduação, também chamada de residência médica, e continuamos estudando pelo resto de nossas vidas.

Quando somos procurados para realizar um tratamento de varizes, não estamos examinando apenas uma perna com veias "feias" e doentes. Nossa visão vai muito além daquela perna: cuidamos do dono da perna, da pessoa como um todo, procurando cuidar da saúde física e emocional e estabelecer uma relação de confiança que certamente será duradoura.

Na consulta, examinamos e conhecemos o paciente como um todo. Verificamos o sistema vascular, procurando palpar as veias safenas, presença de varizes, de veias perfurantes, de mudança de temperatura da pele, lesões e feridas, queda de pelos e qualquer sinal que possa justificar uma investigação mais profunda.

Além disso, usamos aparelhos como fleboscópio, doppler e, em determinados, casos realidade aumentada para verificar as varizes que nutrem os pequenos vasos que aparecem na pele.

Aqueles vasinhos "feios", fininhos, vermelhos ou rosa, na sua grande maioria, são uma expressão superficial de uma hipertensão venosa que, se não for diagnosticada e tratada, não vai resolver o problema e vai se agravar com o tempo.

Riscos do tratamento inadequado de varizes
O consultório do médico angiologista/cirurgião vascular é um ambiente preparado para receber e tratar esses pacientes. Por isso, é importante reforçar que, se o tratamento contra varizes não for feito com essa seriedade e rigor, problemas podem acontecer. Algumas consequências de procedimentos inadequados são:

  • Reações alérgicas ao medicamento utilizado
  • Administração do medicamento em uma artéria superficial com risco de necrose local e mesmo perda de membro
  • Trombose venosa profunda e/ou embolia pulmonar
  • Infecções de pele e mesmo sepse por trabalhar em ambiente inadequado e sem fiscalização
  • Manchas e feridas na perna

Esses são algumas das situações que constatamos quando recebemos pacientes que fizeram tratamento em locais inadequados ou com pessoas sem formação adequada, inclusive não médicos, e nos procuram para tratar as complicações. As úlceras, por exemplo, costumam ser muito dolorosas e de difícil cicatrização.

Para evitar complicações como essas e orientar a população que o tratamento das veias varicosas não é um procedimento meramente estético e precisa ser realizado por um médico habilitado, a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular realiza a Campanha Nacional de Segurança na Escleroterapia.

Voltemos, então, a pergunta no começo deste texto: você faria uma viagem em um avião pilotado por uma pessoa não habilitada? Se você tiver uma dor no peito e suspeitar de um infarto, você vai procurar quem? Tratar vasos e varizes é assim também, tem que ser feito por médico especialista, habilitado para essa função.

Portanto, respeite sua saúde e não se deixe levar pelas aparências. Tratamento médico é com médico. Cuide bem de você e de sua saúde vascular.



 Bruno Lima Naves | Angiologia - CRM 13800/MG | Minha Vida

Postar um comentário

0 Comentários