![]() |
Divulgação |
O famoso jornal norte-americano The New York Times divulgou nesta semana a sua lista anual de destinos para conhecer em 2020, e pela 2ª vez consecutiva, com o Brasil entre os 52 destinos apontados pela publicação.
Na lista desse ano, a Mata Atlântica substituiu a cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia (BA), e a lista aponta o bioma como um local para “inspirar, encantar e motivar a explorar o mundo”, dando destaque para trilhas e escaladas com potencial para aumentar a conscientização das pessoas sobre a importância da preservação da floresta.
Segundo o jornal, a Mata Atlântica é um dos ecossistemas mais ricos do planeta e abraça a costa leste do Brasil, incluindo as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, além de outras 3.400 cidades, entre elas, as cidades da Região dos Lagos e do Norte Fluminense.
O esforço de estabelecer uma trilha de quase 4.000 quilômetros para caminhadas —metade da qual está concluída— formalizaria uma trilha contínua, conectando rotas existentes em cinco Estados e aumentando a conscientização do público sobre a importância e a vulnerabilidade da mata atlântica”.
O Caminho da Mata Atlântica é uma iniciativa do Movimento Borandá, incubado pelo WWF-Brasil, e que envolve muitos parceiros, incluindo áreas naturais protegidas, públicas e privadas, clubes e federações de montanhismo, grupos de trilhas, guias e empresas de ecoturismo e de turismo de aventura, voluntários, entre outros.
A trilha, que passa pelos estados do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS), tem ao todo 4 mil quilômetros (Km), e é rodeada de natureza, com cenários de floresta e mar, que permitem caminhadas e escaladas, entre outras atividades.
Um dos mais ricos ecossistemas do planeta, a Mata Atlântica, que já ocupou 15% de todo o território nacional, e hoje ocupa apenas 12,4% de sua área original, de acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica, que também informa que atualmente, cerca de 80% estão localizados em áreas privadas.
Estima-se que a biodiversidade da Mata Atlântica corresponda de 1% a 8% da biodiversidade mundial, e segundo o Ministério do Meio Ambiente, nesse bioma podem ser encontrados 20 mil espécies de vegetais, 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos, e 350 de peixes.
Voluntários podem participar de atividades do projeto Caminho da Mata Atlântica, se inscrevendo pelo site caminhodamataatlantica.org.br.
0 Comentários