SFI: Fiperj inicia atendimentos na Secretaria Municipal de Pesca - CMN - Campos Magazine News

News

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

SFI: Fiperj inicia atendimentos na Secretaria Municipal de Pesca

Divulgação | Reprodução
A partir desta semana, pescadores e aquicultores de São Francisco de Itabapoana (SFI) têm acesso aos serviços da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) através de atendimento gratuito semanal realizado na sede da Secretaria Municipal de Pesca (SMP), localizada em frente à Igreja Matriz São Francisco de Paula, no Centro.

Fruto de uma cooperação técnica entre o órgão estadual e a prefeitura, o polo avançado tem como objetivo a execução de políticas públicas e de assistência técnica voltada para o setor. Os atendimentos serão às quartas-feiras.

Chefe do escritório regional da Fiperj, Luís Bernabe Castillo, explicou que entre as principais assistências está a emissão de declaração de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Através deste documento, é possível ter acesso a linhas de crédito com juros de 4.6% ao ano para, por exemplo, melhorar embarcação e condições de trabalho.

“Além de movimentar a economia local, isso contribui para aumentar a qualidade do produto final”, destacou.

De acordo com o secretário municipal de Pesca, João da Ótica, também estão previstos, por intermédio desta parceria, cursos de capacitação para o próximo ano. “Após diversas agendas na capital do Estado, inclusive com o presidente da Fiperj, Vicenildo Medeiros, conseguimos, com o empenho da prefeita, este importante serviço para o pescador são franciscano”, afirmou. Ele destacou que, através do telefone 2789-2568, os profissionais podem obter mais informações.

Primeiro pescador a ser atendimento, Fabrício Tavares, 28 anos, contou que, com o auxílio técnico da Fiperj, busca crédito para melhorar a embarcação. Morador de Guaxindiba e trabalhando na área há cerca de 10 anos, ele relatou que esta foi a primeira vez em que teve acesso a esse tipo de serviço.



Ascom SFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário