São Fidélis: Temporal deixa casas e comércios inundados e desaloja três famílias - CMN - Campos Magazine News

News

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

São Fidélis: Temporal deixa casas e comércios inundados e desaloja três famílias

As fortes chuvas que atingiram São Fidélis nesse domingo (1) deixaram alagadas diversas regiões do município. Em aproximadamente uma hora, foram registrados 56 mm de água no pluviômetro do Centro, enquanto eram esperados, para o dia, 29 mm. Três famílias, totalizando dez pessoas, foram retiradas de suas residências. O muro de uma das casas caiu. Comércios e o pátio do Destacamento do Corpo de Bombeiros também foram inundados. Nesta segunda-feira (2), a Defesa Civil e as secretarias municipais de Obras e de Serviço Público fazem vistorias nas casas atingidas. Duas das três residências já foram liberadas. 

O secretário da Defesa Civil de São Fidélis, Jamilton Serpa, explicou que, nesta segunda, as equipes se dedicam à limpeza das áreas afetadas.

— Estamos, junto com o engenheiro, fazendo vistoria em uma residência da qual tivemos que retirar uma família ontem (domingo) à noite. A situação hoje é de limpeza. Nós estamos fazendo um relatório dos danos causados. Mesmo com o volume de chuva que caiu, os danos foram a três residências, das quais tivemos que retirar as famílias porque entrou água e, naquele momento, não dava para fazer a avaliação. Então, estamos fazendo agora de manhã para ver se dá para voltar com as famílias para a residência — explicou Jamilton, ressaltando que seis pessoas, de duas famílias, já retornaram às suas casas. As residências atingidas estão nos bairros São Vicente, Ipuca (já liberada) e Nova Divineia.

O secretário afirmou que, cerca de 40 minutos após o temporal, as ruas já estavam normalizadas. Apesar dos danos, não houve feridos. Alguns moradores do município foram encaminhados a unidades hospitalares por passarem mal devido ao susto.

Stand up paddle nas ruas — Moradora de São Fidélis, a agente de turismo Lulu Assumpção explicou que o temporal começou com ventania, no final da tarde de domingo, seguida por chuva forte. Ela precisou usar uma prancha de stand up paddle como meio de transporte após a tempestade.

— De repente, tudo alagou. A água, que estava até limpa, foi entrando e invadiu casas, ruas, carros. Tivemos um grande prejuízo em vários pontos da cidade. 

Na minha rua, Vereador Alberto Rubino, no bairro Barão de Macaúbas, ela (a água) passou como se fosse um rio. Depois, esperamos um tempo e ela foi baixando. Quando conseguimos limpar tudo, o valão Catarina explodiu de novo, trazendo uma água barrenta. E foi um pânico, porque esse valão costuma encher a cidade, mas ele não invadiu as casas. Realmente, ontem, São Fidélis viveu um dia dramático, porque essa chuva invadiu vários bairros e o Centro da cidade. Uma coisa nova. Nunca tinha acontecido — relatou Lulu.



Fonte: Folha 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tempo - Tutiempo.net