Neste final de semana acontecerá a última chuva de meteoros do ano - CMN - Campos Magazine News

News

sábado, 14 de dezembro de 2019

Neste final de semana acontecerá a última chuva de meteoros do ano

O momento em que podem surgir mais meteoros é entre os dias 14 e 15 de dezembro. 
Reprodução
O ano de 2019 está em sua reta final e não poderíamos deixar de observar um último fenômeno astronômico nos céus. Durante o ano, por exemplo, tivemos eclipses, conjunções planetárias, superluas e muito mais. Alguns fenômenos acabam se destacando mais do que outros e com as chuvas de meteoros não seria diferente, proporcionando um verdadeiro espetáculo luminoso de rochas espaciais entrando em nossa atmosfera.

Neste final de semana, acontecerá a última chuva de meteoros do ano: as Gemínideas. Ela é causada pelo asteroide 3200 Faetonte, quando a Terra passa pelo rastro de detritos deixado para trás por este corpo celeste. As partículas que se soltam do asteroide ficam em aglomerados que eventualmente são atraídas pelo nosso planeta e entram na atmosfera a velocidades altíssimas, causando os rastros brilhantes conhecidos como “estrelas cadentes”. Os minúsculos pedaços de material rochoso chegam a velocidades de até 100 mil km/h.

As Gemínideas, como seu próprio nome já diz, têm como radiante a constelação de Gêmeos e o pico do chuveiro, isso é, o momento em que podem surgir mais meteoros é entre os dias 14 e 15 de dezembro. A constelação será visível às 22h (horário de Brasília) na direção Leste – a mesma que o Sol se nasce. A chuva é visível praticamente a noite inteira e você não precisa de nenhum equipamento em especial para observá-la.

As dicas de observação incluem localizar a constelação com aplicativos (SkyMap, Stellarium ou Carta Celeste), fixar seus olhos na direção correta e ter muita paciência. Os meteoros podem ser muito rápidos e podem demorar para aparecerem. Ao contrário de outros fenômenos astronômicos, usar um binóculos ou telescópio não é necessário. O campo de visão fechado desses equipamentos não permitirá ver uma boa porção do céu, o que é crucial para visualizar meteoros. A única coisa que é essencial é ter um céu minimamente estrelado e uma área suficiente para olhar na direção da constelação.

Boas observações!




Mistério do Espaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário